sábado, 1 de setembro de 2012

O que é o Geocaching

Geocaching é um passatempo ao ar livre no qual se utiliza um receptor de navegação por satélite - GPS - para encontrar uma "geocache", ou simplesmente "cache", colocada em qualquer local do mundo. Uma cache típica é uma pequena caixa, fechada e à prova de água, que contém um livro de registo e alguns objectos, como canetas, afia-lápis, moedas ou bonecos para troca.

Algumas caches contêm o que se chama de "travel bugs" ou "geocoins" - objectos que se deverão mover de cache em cache, e cujos percursos são registados online.
Algumas variações:
  • Micro-cache: pequena caixa onde quase só cabe o livro de registo - as mais comuns são caixas de rolo fotográfico 35mm.
  • Multi-cache: necessita de uma visita a um ou mais pontos intermédios para determinar as coordenadas da cache final.
  • Cache-mistério: necessita que o geocacher resolva um puzzle para encontrá-la.
  • Cache-evento: um encontro de geocachers.
  • Virtual: local a visitar sem caixas escondidas mas que supostamente deve ter algo bonito ou interessante. A visita terá que ser provada através da revelação de algo que garanta que o geocacher esteve presente.
 Fonte: Wikipédia

Há muito mais para dizer sobre o que é o geocaching.
Para alguns é um desporto, para mim e para o B. é um misto dos dois e, é também um guia turístico, que nos leva a conhecer cantos e recantos que de outra maneira não iríamos conhecer.

Praticamos Geocaching há um ano. Já tivemos fazes de completa loucura, em que passávamos dias inteiros, já tivemos uma fase de abstinência e durante algumas semanas não praticamos nada de Geocaching. Neste momento estamos novamente no activo mas sem stress, no puro prazer.
Aconselho a todos os que gostam que actividades ao ar livre, em família, com crianças, é simplesmente fantástico.

Sem comentários:

Enviar um comentário