terça-feira, 25 de setembro de 2012

Viagens–São Leonardo da Galafura


Durante este Verão e tal como já é tradição, passamos um fim de semana no Douro. É uma zona do país que adoramos e da qual ainda temos muito que conhecer.
A primeira paragem foi neste magnifico miradouro.
Hoje, posso-vos afirmar que na minha opinião todos devíamos passar por lá. A paz de espírito e tranquilidade que adquirimos naquele local é inexplicável.
Não vos sei dizer ao certo quanto tempo, mas fiquei lá sozinha uns minutos, enquanto o B. andava à descoberta. Sozinha, a apreciar a paisagem de cortar a respiração. A tirar fotos pois nunca são demais. Sozinha mas acompanhada, pelos pássaros e pelo Douro ao fundo a brindar o meu momento de retrospetiva.
Para quem não conhece fica a sugestão, para quem conhece fica também, pois é um local a voltar sem dúvida.

São Leonardo da Galafura
Próximo de Covelinhas e Gouvinhas, entre Vila Real e Peso da Régua, o Miradouro de São Leonardo da Galafura proporciona panoramas de grande beleza natural sobre o maravilhoso rio Douro, manifestando a excelência da região de Trás-os-Montes.
Daqui as vistas surpreendem, pautadas com a beleza magnífica do rio Douro, recortado pelos socalcos de onde nasce o tão afamado vinho do Douro, que durante séculos tem caracterizado a vida da região.
Situado a cerca de 640 metros de altitude, vale a pena contemplar a beleza da região, avistando-se daqui as regiões de Armamar, Sabrosa, Tabuaço, Fontelo ou Valença do Douro, entre tantos outros lugares que emolduram a paisagem.
O espaço possui ainda uma capela, onde anualmente no penúltimo fim-de-semana do mês de Agosto decorre a festividade local, que acolhe um largo número de visitantes, e também um marco geodésico, e um agradável parque de merendas, perfeito para momentos de lazer e comunhão com a natureza, que aqui é privilegiada.
Sublinhando a beleza do panorama envolvente, encontra-se um painel de azulejos que parafraseia Miguel Torga: “O Doiro sublimado. O prodígio de uma paisagem que deixa de o ser à forma de se desmedir. Não é um panorama que os olhos contemplam: é um excesso de natureza”…
Fonte: http://www.guiadacidade.pt/pt/
DSCF1570
 
DSCF1571

DSCF1572

DSCF1578

DSCF1580

DSCF1582

DSCF1583

DSCF1588

DSCF1595

DSCF1596

Boa Viagem!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário