terça-feira, 14 de julho de 2020

Jardineira na panela de pressão

Então meus amigos, espero que a semana vos esteja a correr pelo melhor. Tem estado um calor bem jeitoso e eu confesso que, nestes dias, o que menos me apetece é cozinhar. Confesso, pronto!
Eu amo cozinha, cozinhar é sem dúvida algo que me faz feliz mas... nossa mãe, ninguém merece uma cozinha quente e abafada como a minha. Por isso tento simplificar ao máximo as refeições para que seja rápido, prático sem deixar de ser delicioso.
E foi assim que saiu esta jardineira na panela de pressão. A ajuda desta panela é maravilhosa, fazendo com que tenhamos de passar menos tempo de volta do fogão e, por isso, acabamos por sofrer menos um bocadinho.
É também muito prático para quando temos pouco tempo e precisamos preparar o jantar, porque a gente tem de comer, certo?
Deixo-vos com isto e vejam bem porque ainda vão muito a tempo de preparar hoje no jantar.




Ingredientes:
- 1 cebola grande
- 2 dentes de alho
- 500gr carne de vaca cortada em pedaços
- 1 chávena de ervilhas
- 2 tomates grande pelados 
- ½ chouriço
- 1 folha de louro
- 3 batatas médias
- 1 cenoura grande
- Sal e pimenta q.b.
- 1 malagueta seca
- azeite q.b.
- salsa picada q.b.


Preparação:
Tempere a carne com um pouco de sal e pimenta. Reserve.
Aqueça a panela de pressão com um fio de azeite e quando estiver quente acrescente os pedaços de carne e sele-os. Assim que a carne tiver ganho cor de todos os lados, retire todos os pedacinhos para um prato.
Na panela de pressão onde acabou de selar a carne coloque a cebola picada e a folha de louro e deixe refogar, mexendo de vez em quando. Acrescente depois os dentes de alho picados (convém entrarem um pouco mais tarde pois têm tendência a queimar mais depressa).

Depois da cebola estar bem refogada, adicione os tomates pelados e picados, bem como a carne previamente selada. Cubra com água, feche a panela e deixe cozinhar durante 10 minutos (este tempo varia, depende da qualidade da carne), depois de começar a ferver.
Descasque as batatas e corte-as em cubos grandes, a cenoura corte em cubinhos. Corte o chouriço em rodelas.
Retire a panela do lume, deixe sair o valor e abra tampa. Junte as batatas, as cenouras, as ervilhas e o chouriço, rectifique os temperos. Pode cozinhar destapado até tudo ficar cozido ou pode voltar a tapar e cozinhar uns 3 ou 4 minutos depois da panela de pressão voltar a ferver (tem mesmo de ser pouco tempo para as batatas não se desfazerem). 
Sirva polvilhado com salsa picada.
Bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário