Tarte Bom Bocado - Desafio A cozinhar com...

Hoje é dia 25 e por isso é também o dia do desafio A cozinhar com...! Como se costuma de dizer que é melhor tarde do que nunca, eu acho que ainda venho a tempo com a receita que escolhi. É sempre tempo de partilhar delícias destas, não concordam? Este mês, o blogue sorteado foi o blogue da Joana Machado Claro, As Receitas da Mãe Galinha. Eu tive alguma dificuldade em escolher a minha receita, porque a Joana tem sugestões maravilhosas, o que me complicou a tarefa. Mas quando vi a receita da Tarte Bom Bocado, tive a certeza que seria a eleita. É de facto um doce que gostamos e ficou aprovadíssimo. Espero que vocês também gostem!


Ingredientes:
Para a massa
- 1 ovo 
- 80g de açúcar
- 200g de farinha 
- 80g de manteiga à temperatura ambiente

Para o recheio
- 6 gemas
- 600ml de leite
- 1 lata de leite condensado
- 1 pau de canela
- casca de 1/2 limão
- 30g de amido de milho 


Preparação:
Comece por preparar a massa. Eu usei o batedor com o gancho para massas, mas podem fazer a massa à mão, não há problema. Se tiverem batedor, coloquem os ingredientes todos na taça e com o gancho próprio para massas, trabalhem até ficar uma massa homogénea. Embrulhe em película aderente e leve ao frio para descansar. 

A preparação do recheio fiz mais à minha maneira, porque a Joana usou uma máquina que eu não tenho, mas vamos a isso.
Coloquem o leite, juntamente com o pau de canela e a casca de limão num tacho. Levem ao lume até levantar fervura.
Numa taça batam as gemas com o leite condensado e o amido de milho. Adicionem o leite quente, em fio, sem parar de bater. 
Levem novamente ao lume até engrossar e retirem o pau de canela e a casca de limão. Reservem.

Entretanto pré-aqueçam o forno a 200ºC.

Numa bancada polvilhada de farinha, estiquem a massa  e forre uma forma de tarte com fundo movível (eu usei rectangular mas podem usar redonda). 
Deitem o recheio sobre a massa e levem ao forno durante cerca de 30 minutos. A meio da cozedura pode ser necessário tapar com folha de alumínio.
Antes de servirem, polvilhem com um pouco de açúcar em pó.
Espero que gostem e bom apetite!