Rolinhos de Canela

Então mas estávamos com dias tão lindos e agora que começa verdadeiramente a primavera, o tempo volta a mudar? Dizem (eu quero acreditar que não passe disso mesmo) que será uma semana marcada pela chuva! Mas eu já não estou preparada para isso. Já tinha arrumado as botas, os botins e estava quase, quase, a trocar a roupa de inverno pela mais fresquinha. Agora esperemos que no fim desta semana sejamos novamente brindados pelo sol e temperaturas agradáveis.
Enquanto nos lamentamos pela forma como a primavera chegou, vamos a uma receita nova, uns rolinhos de canela, perfeitos para o lanche.


- 25gr de fermento de padeiro fresco
- 1,5dl de leite morno
- 375gr de farinha
- 1 ovo
- 2 gemas
- 50gr de açúcar
- 40gr de manteiga amolecida
- 1 pitada de sal
- raspa de um limão

Para rechear:
- canela q.b.
- açúcar q.b.

Para a cobertura:
- 100gr de açúcar em pó
- sumo de 1/2 limão 


Preparação:
Numa taça coloque a farinha. Ao meio abra uma cavidade e adicione a manteiga, o ovo, as gemas, o açúcar, o sal e a raspa de limão. Comece a amassar, à mão ou com o gancho para massas da batedeira.
À parte dissolva o fermento no leite morno.
Adicione à taça e amasse bem até a massa ficar lisa e formar uma bola.
Deixe levedar até dobrar de volume.

Nessa altura, na bancada polvilhada com farinha, estenda a massa até formar um rectângulo. Polvilhe toda a massa com açúcar e canela em pó.
Enrole e corte como se fossem caracóis, com uns 3cm de altura.
Para ficarem mais direitinhos, coloque cada rolinho dentro de uma forma para queques, untada com manteiga. Deixe levedar até voltar a dobrar de volume. 

Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC, se gostar pincele-os com ovo batido.
Quando estiverem bem cozidos, retire do forno e deixe arrefecer completamente.

Prepare a cobertura. Numa tigela coloque o açúcar em pó e adicione o sumo de limão. Mexa bem até estar homogéneo e fluido, se precisar acrescente mais umas gotas de limão.
Espalhe o glacé por cima dos rolinhos.
São perfeitos para o lanche, para acompanhar um café ou um chá.
Bom apetite.