segunda-feira, 13 de março de 2017

Bacalhau à Braga ou à Narcisa

Bacalhau à Braga (ou à Narcisa) é uma daquelas receitas que sempre me lembro de comer. Acho que ninguém faz um bacalhau tão bom como a minha mãe (comida da mamã é sempre melhor, certo?) mas por cá esforço-me para fazer algo bom. Quando quero um jantar especial, por este ou aquele motivo, vem-me sempre à ideia o Bacalhau à Braga, talvez pelas recordações da minha infância, por ser um prato característico da minha zona, ou simplesmente por me lembrar os meus pais (é um dos pratos favoritos do meu pai). É então, daquelas receitas cheia de boas recordações, que nos enchem o coração e hoje partilho com vocês. 
Existem imensas formas de fazer bacalhau e esta receita tem vários nomes mas, acreditem vale a pena o trabalho pois é verdadeiramente delicioso.
Boa semana a todos.


Ingredientes: (para 2 pessoas)
- 2 postas ou lombos de bacalhau demolhado
- 1 chávena de farinha
- 2 cebolas
- 4 dentes de alho
- 1/2 pimento verde
- 1/2 pimento vermelho
- 1 folhas de louro
- sal e azeite q.b. 
- pimenta moída
- batatas q.b.


Preparação: 
Aqueça uma frigideira com bastante azeite.
Seque o bacalhau com papel de cozinha. Coloque a farinha de trigo num prato e passe as postas de bacalhau pela farinha. 
Frite-as depois no azeite bem quente, escorre-as e reserve.

Entretanto prepare a cebolada. Corte as cebolas em fatias finas e os alhos em laminas e coloque na frigideira onde fritou o bacalhau. Junte os pimentos em tiras e a folha de louro. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar até a cebola estar cozida.

Frite as batatas às rodelas.
No fundo de uma assadeira coloque metade da cebolada. Disponha o bacalhau por cima e as batatas fritas à volta. Cubra com a restante cebolada e leve ao forno quente a 200ºC até ficar douradinho e o azeite borbulhar.
Sirva acompanhado por uma salada.
Bom apetite.

5 comentários:

  1. Atirava-me a esse bacalhau cá com uma pinta! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Cá em casa também adoramos! E que belo aspecto que este tem!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Que giro, ainda na semana passada também publiquei o que fizemos cá em casa. Mas confesso que embora cá em casa todos adorem, não é de todo o meu preferido por levar o bacalhau frito. Sou esquisita, confesso. Mas o teu está com óptimo aspecto e poderia ser o almoço cá em casa novamente para alguns :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar