Salada de Atum

Apesar de não parecer muito, estamos na Primavera. É verdade que ontem até esteve um dia bonito mas hoje já está novamente encoberto e até já senti alguns pingos de chuva, nada de alarmante mas chato, vá lá.
Bem, mas vamos ao que interessa. Recebi alguns pedidos de leitores que gostavam de ver receitas de saladas, daquelas bem compostas para serem a "estrela" da refeição, perfeitas para dias mais quentes, para pic nic's mas também para comer em casa e até levar na marmita para o trabalho. Pois que ando em experiências e a primeira é esta salada de atum com vários legumes e um molho muito saboroso que nos agradou bastante. O Bruno (meu marido) não é grande fã de atum. Há uns anos ele torcia bastante o nariz quando via as latinhas na despensa, hoje em dia já come bem, não é das suas maiores paixões mas, uma salada ou um paté marcham bem. E ele aprovou esta salada! Por isso acredito que seja mesmo uma boa sugestão para vos dar.
Há fãs de atum por aí?


Ingredientes:
- 250gr de batatas primor (usei cerca de 6 batatinhas)
- alface a gosto
- 1 tomate
- 1 abacate
- 6 couves de bruxelas
- 6 ovos de codorniz
- croutons q.b. (usei caseiros mas podem usar de compra)
- 1 lata de atum em azeite
- sal q.b.
- limão q.b. (para o abacate)
- algumas azeitonas pretas sem caroço (usei 10)

Para o molho:
- 6 colheres de sopa de azeite
- 1 colher de sopa de mostarda integral (com grãos)
- 2 colheres de sopa de vinagre de cidra
- sumo de 1/2 limão
- sal e pimenta q.b.

Preparação:
Lave e corte as batatas, as maiores em 4 e as mais pequenas apenas ao meio. Leve-as a cozer em água temperada de sal. Coza também os ovos de codorniz e as couves de bruxelas.

Lave e arranje a alface e o tomate, partindo este em pequenos pedaços.
Abra o abacate, livre-se do caroço e da casca e corte-o em cubos. Regue imediatamente com sumo de limão para não oxidar.

Prepare o molho.
Numa taça coloque o azeite, a mostarda e o vinagre. Bata com a vara de arames e adicione o sumo de limão, sal e pimenta a gosto. Misture bem e rectifique os temperos.

Quando as batatas estiverem cozidas, escorra-as e regue com metade do molho, envolvendo bem.
Passe os ovos por água fria e corte-os ao meio.
Corte as couves de bruxelas em 4.

Num travessa disponha a alface, o tomate, as couves de bruxelas e o abacate aos cubos. Por cima coloque as batatas, disponha o atum em alguns montinhos, espalhe os ovos e os croutons.
Regue com o restante molho e termine com algumas azeitonas pretas sem caroço.
Bom apetite.