Guisado lento de porco com puré de batata doce

Esta receita está ainda fresquinha pois foi o nosso jantar de ontem. Tinha descongelado uns rojões de porco mas não me apetecia o típico rojão. Então lembrei-me de fazer a carne de porco de modo a finar muito suculenta e com um molho delicioso para acompanhar com um puré (ou arroz mas no nosso caso foi mesmo puré). 
É daquelas receitas que precisa de tempo, é verdade, mas depois de estar no forno conseguimos fazer outras tarefas. E podem sempre preparar a receita de véspera até ao momento que a têm de colocar no forno e terminam no dia que a quiserem comer. 
Espero que gostem da sugestão de hoje.


Ingredientes:
- 300gr de rojões de porco
- 1 cerveja mini
- 1 cebola grande
- 2 dentes de alho
- 1 folha de louro
- sal e pimenta q.b.
- um pouco de paprika ou colorau
- piri piri seco q.b.
- farinha q.b.
- 3 colheres de sopa de polpa de tomate
- azeite q.b.
- salsa a gosto


Para o puré:
- 2 batatas doce
- 1 batata
- 1 gema
- 1 colher de sopa de manteiga
- sal q.b.
- pimenta q.b.
- noz moscada q.b.


Preparação:
Ligue o forno no máximo e se o seu tacho não puder ir ao forno, coloque lá uma assadeira para ir aquecendo.
Descasque e corte a cebola em meias luas finas. Coloque a cebola num tacho, a folha de louro e os alhos laminado com um pouco de azeite e leve ao lume. Deixe cozinhar até a cebola ficar translúcida. 
Tempere os rojões com um pouco de pimenta e a paprika. Passe depois pela farinha e adicione ao tacho. Junte a polpa de tomate, tempere com sal e piri piri seco (pode usar mais pimenta se preferir). Cozinhe uns minutos e refresque com a cerveja.
Deixe ferver bem.
Nesta altura coloque o seu guisado no forno. Como disse antes, se o seu tacho não puder ir ao forno, verta todo o preparado para a assadeira, com muito cuidado porque como está muito quente vai salpicar e pode queimar-se. 
Tape com alumínio e coloque no forno. Baixe a temperatura para os 170ºC e deixe cozinhar até a carne estar muito tenrinha (demorou cerca de uma hora).
A meio da cozedura rectifique os temperos.

Prepare o puré.
Descasque as batatas e corte-as em cubos pequenos. Leve-as a cozer em água temperada de sal até que fiquem macias. Escorra-as e reduza-as a puré. Adicione a gema e a manteiga. Envolva bem.
Tempere com um pouco de pimenta e noz moscada.

Sirva a carne polvilhada com salsa picada e acompanhada com o puré.
Bom apetite.