Bolo de Laranja com Coco e Amêndoa

No fim de semana passado preparei um bolo que nunca tinha feito. Foi uma experiência de raiz, sempre com o receio que não ficasse nada de jeito mas imensa vontade de experimentar algo diferente. A verdade é que o resultado final foi bastante apreciado, todos comeram e gostaram, ficando assim provado que não é necessário um bolo cheio de manteiga para agradar a todos. Aliás, este bolo não leva manteiga nenhuma (a não ser a usada para untar a forma) nem qualquer outro laticínio e também não contém glúten. Tentei não exagerar no açúcar refinado, sendo um bolo onde sobressai o açúcar natural do coco ralado e da laranja. Apesar de não ter gordura, é um bolo bastante húmido, o que sinceramente me agrada bastante.
Não quis esperar mais para partilhar com vocês esta receita que se tornou numa das nossas favoritas no que diz respeito a bolo de laranja. Espero que também seja do vosso agrado.


Ingredientes:
- 1 laranja
- 1 chávena de coco ralado
- 1/2 chávena de farinha de amêndoa
- 150gr de açúcar
- 5 ovos
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio


Preparação:
Unte uma forme com manteiga e forre-a com papel vegetal, ou polvilhe com coco ralado ou até farinha de amêndoa.

Corte a laranja em pedaços pequenos, retire as pevides e coloque no copo da varinha mágica (pode usar um liquidificador). Triture muito bem até formar um puré e coloque-o numa taça.

Adicione o açúcar e bata bem com um batedor manual até ficar homogéneo. 
Junte os ovos, um a um, batendo também com o batedor manual, entre cada adição.

Com um picador, triture o coco ralado de forma a transformar-se numa farinha.
Envolva a farinha de coco e a de amêndoa no preparado anterior. E por último junte o fermento e o bicarbonato de sódio.

Coloque a massa do bolo na forma já preparada e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 35 minutos, ou até estar cozido pois o tempo varia de forno para forno.
Deixe arrefecer e desenforme.
Polvilhe com açúcar em pó e bom apetite.