Charlotte de Frutos Vermelhos

Ontem não consegui passar aqui pelo blogue mas quem me acompanha pelo Instagram sabe que tive um dia bastante preenchido pela cozinha. A minha sobrinha mais nova completou o seu primeiro aninho (como o tempo voa) e eu fiz alguns docinhos para a festa da princesa. Entre eles estava esta charlotte que foi bastante elogiada, quer no Instagram pelo seu aspecto, quer pelos convidados pelo seu sabor. Estava de facto muito boa e embora possa parecer um doce muito complicado, é até muito fácil fazer e fica lindo numa mesa de festa.


Ingredientes:
- 600ml de natas bem frias
- 1 limão
- 1 lata de leite condensado
- 4 folhas de gelatina incolor
- 300gr de frutos vermelhos variados
- palitos de champanhe a gosto
- sumo de uma laranja
- frutos vermelhos e hortelã para a decoração




Preparação:
Comece por colocar as folhas de gelatina a demolhar numa taça, com água bem fria.
No liquidificador (ou no copo da varinha mágica) coloque os frutos vermelhos e triture até formar um puré. Adicione o leite condensado e triture um pouco mais para envolver bem. Reserve.

Na taça do bater coloque as natas que devem estar bem frias. Comece a bate-las e vá juntando sumo de limão para ajudar a ganhar corpo. Quando obtiver uns picos firmes mas cremosos, para de bater.

Escorra as folhas de gelatinha reservando um pouco de água, muito pouco mesmo, por exemplo 1 colher de sopa. Leve ao microondas alguns segundos (entre 10 e 20, depende da potência do mesmo). O importante é não aquecer demasiado, apenas o suficiente para dissolverem.

Junte o puré de frutos vermelhos e leite condensado às natas e envolva delicadamente. Adicione a gelatina dissolvida e volte a envolver.

Coloque um aro num prato. À volta disponha os palitos de champanhe com as pontas inferiores cortadas, de forma a assentarem bem e não caírem. Aproveite os restos para colocar no fundo da forma. Cubra todo o fundo com palitos de champanhe e regue-os com o sumo de laranja, assim os palitos do fundo ficam molinhos e é mais fácil cortar, para além de que o sumo da laranja dá um sabor maravilhoso.

Verta todo o preparado de forma delicada. Leve ao frio até à hora de servir, pelo menos durante 8 horas mas o ideal seria de um dia para o outro.
Na hora de servir decore com frutos vermelhos e folhas de hortelã. À volta coloque um belo laço, no caso foi cor de rosa pois era a festa de uma princesa.
Bom apetite. 


6 comentários:

  1. Maravilhosa! E as fotos estão lindíssimas! Eu gosto muito de charlotte pois para além de deliciosas são sobremesas lindas e vistosas! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Sim realmente está muito linda, r acredito que de sabor esteja igualmente saborosa... E pessoalmente acho que a fita em volta dá sempre um toque de charme... :)

    ResponderEliminar
  3. Sim realmente está muito linda, r acredito que de sabor esteja igualmente saborosa... E pessoalmente acho que a fita em volta dá sempre um toque de charme... :)

    ResponderEliminar
  4. Ficou linda, tem mesmo um aspecto delicioso! :) Beijinhos e parabéns à sobrinha.
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar