Farófias com Doce de Ovos e Frutos Vermelhos (preparadas no microondas)

Um destes dias apetecia-me um docinho para a sobremesa do jantar, mas o tempo para o preparar já era pouco. Pensei em fazer um petit gateaux que já é um clássico cá por casa, mas depois lembrei-me de uma receita que tinha visto em vários blogues e que nunca tinha experimentado. Falo-vos das Farófias, nunca tinha prova, nem feito e muito menos no microondas. Já tinha visto fazer a versão tradicional (cozidas em leite) e fiquei muito curiosa com esta versão mais simples, rápida e fácil.
Enquanto o jantar terminava eu lá preparei as minhas farófias e um doce de ovos muito simples para colocar por cima. Descongelei alguns frutos vermelhos e em pouco tempo tínhamos a nossa sobremesa pronta. 
Por vezes os "desejos" de um doce até podem ser compensados com uma receita simples mas muito saborosa.


Ingredientes (para 4 farófias):
- 2 claras
- 1 colher de sopa de açúcar

Para o doce de ovos:
- 2 gemas
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 2 colheres de sopa de leite
- raspa de limão q.b.
- canela em pó para polvilhar

- frutos vermelhos a gosto

Preparação:
Comece pelo doce de ovos que tem de arrefecer.
Bata as gemas com o leite, o açúcar e um pouco de raspa de limão (para lhe dar frescura). Leve ao lume muito brando até engrossar. Esta quantidade de creme serviu para 2 pessoas, mas era pouco e a tendência para queimar era grande, tem de estar com atenção.
Deixe o creme arrefecer.

À parte bata as claras em castelo com o açúcar. Quando o merengue estiver bem firme, coloque colheradas de claras num prato e leve ao microondas. As quantidades que vos falo deu para moldar 4 farófias. Leve ao microondas em potência máxima, 30 segundos. 

Disponha as farófias nas taças para servir. Cubra com o doce de ovos, polvilhe com um pouco de canela e termine com os frutos vermelhos.
Bom apetite.