sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Fondant au Chocolat aka Petit Gateau

Fim de semana, Yeahhhhhhhhhhhhhh! Até se deve ouvir este meu grito no Porto! Ok, ok, o Porto também não é assim tão longe de Vila do Conde. Mas, seja como for, eu estou feliz e satisfeita porque esta semana, finalmente, chegou ao fim. Sinto que preciso dormir umas 36 horas. Só. Até nem é muito...
Bem, finalizamos semana com uma receita doce, deliciosa e decadente. Uma receita classificado com o selo 3 D's (acabei agora mesmo de inventar isto e até nem está mau para uma pessoa que sente que foi atropelado por um autocarro). E sim, é mais uma receita em vídeo porque eu tenho apostado no canal do Youtube e estou a tentar publicar três vídeos por semana. Tenho a certeza que esta meta vai ser difícil de cumprir, já o queria ter feito a semana passada e não consegui, mas esta semana deu-se o milagre a aqui está o terceiro. 
A minha ideia é que dois desses vídeos sejam receitas e o terceiro seja de truques e dicas, compras, unboxing... (aceitam-se sugestões, digam-me o que gostavam de ver nos meus vídeos). 

E pronto, chega de paleio e vamos mas é à receita que, isso sim, é importante.
Bom fim de semana meus amores, divirtam-se, descansem e aproveitem ao máximo!

P.S.: Se vierem o vídeo vão perceber o porquê do título.


Ingredientes:
- 2 ovos 
- 100gr de chocolate negro com pelo menos 50% de cacau
- 2 colheres de sopa de açúcar mascavado
- uma pitada de sal
- 2 colheres de sopa de manteiga + um pouco para as formas
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo
- cacau para as formas

Preparação:
Comece por ligar o forno nos 200ºC. Este ponto é importante, ligue o forno logo no início.
Parta o chocolate, adicione a manteiga e derreta ambos. Pode fazê-lo no microondas ou em banho maria. Quando estiver derretido e com um creme homogéneo, adicione os ovos, um a um. Junte depois o açúcar e bata bem. Acrescente a essência de baunilha e uma pitada de sal. Adicione a farinha e envolva bem. 

Prepare as forminhas. Unte com manteiga e polvilhe com cacau em pó. 
Divida a massa pelas formas e está pronto a colocar no forno.

O forno deve estar quente, à temperatura de 200ºC.
Coloco as formas no forno e deixo cozer exactamente entre 4 a 5 minutos. Passado esse tempo espeto um palito nas beiras dos bolinhos e no centro. A ideia é as paredes laterais do petit gateau estarem cozidas e por isso o palito sair seco. O interior deve estar húmido e por isso o palito sai com massa. 
O bolo necessita de estrutura, ou seja, as laterais têm de estar bem cozidas para aguentarem o interior mal cozido. Quando isto não acontece o bolo desfaz-se. Se acharem que necessita de um pouco mais de forno deixem mais um minuto, sempre de olho para não cozer demais.
Para desenformar o melhor é virar o bolinho para o prato no qual vai servir.

O segredo passa também, por conhecerem bem o vosso forno. No meu, 200ºC, forno quente, 4 minutos é suficiente e fica bem ao nosso gosto, com o interior cremoso. O tamanho das formas também conta muito, estas que uso no vídeo são bem pequeninas se usarem maiores vai precisar de mais tempo.
Se não correr bem à primeira não desanimem e continuem a experimentar, aprendendo sempre com a tentativa anterior.
Bom apetite!

Entretanto, não se esqueçam de subscreverem o meu canal do Youtube, se gostarem do vídeo deixem o vosso 'like', partilhem com os vossos amigos o mais que puderem (acreditem é mesmo importante para mim) e deixem sugestões, o que é que gostavam de ver no canal, tipos de vídeos, tipos de receitas e essas coisas todas.
Muito obrigado a todos por assistirem e ajudarem o canal a crescer.
Um beijo,
Cláudia Ralha

Sem comentários:

Enviar um comentário