quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Como Fazer Pães Pita

No Domingo partilhei na minha conta de Instagram (quem ainda não me segue, faça favor de se redimir ehehe) uma foto de uns pães bem levedados. Tratavam-se dos meus pães pita. Aproveitei que o forno estava ligado para preparar o almoço de Domingo e assim rentabilizei o gasto energético. Fiz o pão para comermos durante a semana, fiz um bolo e ainda os tais pães pita que foram o nosso jantar num destes dias (depois mostro). 
A receita dos pães já anda pelo blogue mas pediram-me para voltar a partilhar e é isso que eu estou a fazer. Acreditem que pode parecer trabalhoso mas, tirando o processo de bolear a massa e mesmo esse apanhando o jeito torna-se fácil, tudo o resto é muito simples e no final ficam com uns pães maravilhosos.


Ingredientes:
- 500g de farinha de trigo sem fermento
- 1 colher de chá de sal fino
- 2 colheres de chá de açúcar refinado
- 20gr de fermento padeiro fresco
- 50ml de azeite
- 250ml de água morna

Preparação:
Numa taça coloquem a farinha, o açúcar e o sal de um lado. Dissolvam o fermento na água morna e adicionem à farinha, juntamente com o azeite. Envolvam bem.
Coloquem a massa na bancada polvilhada com farinha e amassem durante 5 minutos. A massa deve deixar de ficar pegajosa, se necessário polvilhe com um pouco de farinha. 
Coloquem a massa na taça, tapem com película aderente e deixem levedar até dobrar de volume, sem apanhar correntes de ar. 

Passado o tempo necessário para a massa dobrar de tamanho, coloquem-na novamente na bancada com um pouco de farinha. Dividam a massa em 10 pedaços iguais e agora chegou o momento de bolear a massa. Este vídeo ajudou bastante, vejam aqui como bolear a vossa massa.

Deixem descansar por 15 minutos. 
Estendam cada bolinha de massa em forma de disco. 
Coloquem os vossos pães num tabuleiro forrado com papel vegetal e levem ao forno pré-aquecido a 200ºC, durante 5 minutos +/-. 

Depois de cozidos é só abrir e rechearem como mais gostarem. 
Bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário