Caril de Borrego com Lentilhas

Hoje o dia está frio, ou então eu estou muitoooooo doente. Sinceramente eu prefiro assim frio do que chuva. Com o frio mas sol tenho vontade de fazer imensa coisa e dá-me muito gosto andar pela rua, com a chuva só tenho vontade de estar em casa. Odeio sentir-me toda molhada, odeio guarda-chuvas (normalmente perco-os todos), odeio os dias tristes. Mas o frio, apesar de não ser o meu favorito (oh meu rico verão) é o que mais tolero. 
O tempo assim também me lembra que caminhamos a passos largos para o Natal! Por aqui está tudo encaminhado. Preparem-se porque a partir do dia 1 de Dezembro o blogue entra em modo natalício até ao fim do ano.
Entretanto e para aquecer um pouco, deixo-vos com este caril de borrego e lentilhas que estava de comer e chorar por mais.


Ingredientes:
- borrego (eu usei uma pá de borrego pequena em pedaços)
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 1 malagueta
- 1 pedacinho de gengibre (com cerca de 2cm)
- 1 colher de chá de cominhos em pó
- 1/2 colher de chá de coentros em pó
- 1/2 colher de chá de açafrão das índias
- 3 tomates pelados
- 200ml de caldo de carne
- 75gr de lentilhas
- sal q.b.
- azeite q.b.
- coentros frescos picados q.b.


Preparação:
Leve ao lume um tacho com azeite e deixe aquecer. Assim que o azeite estiver quente comece a selar os pedaços de borrego (sem osso). Assim que estiver que o borrego estiver todo douradinho retire e adicione ao tacho a cebola picada.

Num processador (ou no copo da varinha mágica) coloque os dois dentes de alho descascados, a malagueta (eu retirei as sementes) e o gengibre. Pique bem até formar uma pasta.
Adicione a pasta de alhos à cebola. Tempere com os cominhos, os coentros e o açafrão. 
Pique o tomate e adicione-o ao tacho. Envolva tudo muito bem e regue com o caldo (eu usei caseiro). 
Junte a carne previamente selada e as lentilhas, deixe ferver. Veja se necessita de sal pois os caldos normalmente têm sal.
Baixe o lume e deixe cozinhar pelo menos 1:30h. Se o seu tacho for dos que podem ir ao forno, coloque-o lá a 150ºC.
Quando estiver pronto polvilhe com coentros frescos picados e sirva com arroz branco.
Bom apetite.