Florentinas de amêndoa e chocolate

Feriado à porta, por aqui o fim de semana começa hoje. Mas não vos irei abandonar, não! Amanha este blogue entra em modo Natal e sexta temos nova partilha do desafio Na Mesa de Natal Não Pode Faltar... 
Hoje deixo-vos a partilha de uma receita que me deu dor de cabeça até conseguir "afinar" mas depois perdoei-lhe tudo. Adoro estas florentinas, bem crocantes e saborosas. Perfeitas para acompanhar um café.
Já agora, esta receita é também muito boa para as prendas comestíveis. Quem resiste a um frasco ou lata cheio destas belas florentinas? Olhem, eu não!
Bom feriado a todos e espero que experimentem.


Ingredientes:
- 100gr de amêndoa laminada
- 70ml de natas
- 100gr de açúcar mascavado
- 1 colher de sopa de mel
- 40gr de manteiga
- 75gr chocolate negro


Preparação:
Nesta receita precisamos de ter algumas coisas preparadas para não correr riscos com o caramelo (é muito perigoso!) e de preferência não ter as crianças na cozinha. 
Tenha o tabuleiro forrado com papel vegetal e mais uma folha de papel extra. Tenha por perto o rolo da massa e o forno ligado nos 175ºC.

Numa tacho coloque as natas, o açúcar e o mel. Coloque no lume e deixe levantar fervura. Nessa altura adicione a manteiga e mexa bem.
Deixe o caramelo ferver um pouco para engrossar.
Adicione a amêndoa e envolva bem.
Coloque esta mistura no tabuleiro previamente forrado com o papel, por cima coloque a outra folha e com o rolo da massa estique bem para ficar fino. 
Leve ao forno durante uns 10/12 minutos. A ideia é começar a ganhar um pouco de cor à volta, mas sem queimar.
Retire do forno, coloque na bancada e com um cortador redondo faça pequenos círculos. Tem de ser feito logo que saia do forno, quando ainda está maleável, porque se deixarem endurecer depois não conseguem cortar assim. Claro que podem deixar arrefecer e partir em pedaços irregulares.

Entretanto derreta o chocolate em banho maria, com cuidado para não queimar. Eu preferi colocar chocolate na parte do fundo das bolachas e com uma colher fazer "riscos" na parte de cima. Deem largas à imaginação :)
Bom apetite.