Peru escondido com batatinhas crocantes

Temos de começar a semana com receitas simples. Então lembrei-me de vos mostrar esta espécie de empadão, foi exactamente assim que este prato nasceu. Eu tinha uma bolonhesa de peru congelada e ia fazer empadão tradicional com puré, mas apeteceu-me fazer algo diferente. Foi assim que me lembrei de, em vez de transformar as batatas em puré, coloca-las de forma a ficarem crocantes.
Fica mesmo muito bom e é uma refeição bastante reconfortante. Nestes dias é tudo o que precisamos, forno ligado, a chuva lá fora e nós com um jantar reconfortante.
Boa semana a todos.


Ingredientes:
Para a bolonhesa de peru:
- perna de peru 
- 1/2 chouriço de carne 
- 1 folha de louro 
- 1 malagueta seca 
- sal q.b. 
- 1 cenoura 
- 2 cebolas 
- 1 raminho de salsa 
- 1 tomate pelado 
- azeite q.b.

Para as batatas:
- 2 batatas médias
- azeite q.b.
- sal e pimenta q.b.


Preparação:
Numa panela coloque o peru em pedaços. Adicione a cenoura descascada, uma cebola também descascada, a folha de louro, a malagueta seca (se preferir tempere com pimenta) e a salsa. Cubra de água e tempere com sal. Coloque a cozer em lume brando até a carne estar bem macia. 
À parte coza o meio chouriço apena com água. 
Retire a carne do caldo, deixe-a arrefecer e limpe-a de peles e ossos. Reserve. 
Ao chouriço retire também a pele e corte em pequenos pedaços. Coloque tudo num processador de alimentos e pique (quer o chouriço quer o peru). 

Coe o caldo que preparou, reserve algum para a bolonhesa e o restante guarde em frascos que pode congelar e usar mais tarde. 
Descasque e pique a outra cebola. Leve-a ao lume com um pouco de azeite e deixe refogar em lume brando até a cebola ficar translúcida. Nessa altura adicione o tomate pelado picadinho e misture bem. Junte a carne picada e envolva. Acrescente caldo, pouco a pouco para formar o molho. Prove e rectifique os temperos se necessário. 
Assim que tudo estiver ao seu gosto retire do lume e reserve. 

Descasque as batatas e corte-as às rodelas bem finas. Eu usei uma mandolina.
Numa assadeira coloque carne no fundo. Por cima disponhas as batatas. Regue com um fio de azeite e tempere com sal e pimenta.
Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC até as batatas estarem douradinhas.
Sirva com uma salada e bom apetite.