Molho delicioso para frango do churrasco

Estes dias tinha destina fazer um frango de churrasco para o jantar, coisa que acabou por não acontecer porque o São Pedro resolveu abençoar o dia com chuva. Mudei os planos e acabei por o 'grelhar' no forno, com um tabuleiro e uma grelha alta, de forma ao frango não tocar no fundo do tabuleiro e desta forma não estar em contacto com a gordura que derrete. Para tempero do dito bicho fiz o mesmo molho que uso no churrasco e lembrei-me que ainda não tinha partilhado com vocês a minha receita. Aqui fica.


Ingredientes:
Para o molho:
- 6 dentes de alho bem picadinhos
- 1 chávena de azeite
- 1 colher de sobremesa de colorau 
- picante a gosto
- 2 colheres de sopa de whisky
- 1 folha de louro

- 1 frango aberto em borboleta
- sal q.b.


Preparação:
Coloque os ingredientes do molho numa caçarola e leve ao lume. Deixe ferver uns minutos até ficar com alguma consistência. Vá provando e rectificando, podem gostar de mais ou menos picante, por isso não há outra forma de chegar ao ponto que mais vos agrada. 

Para gosto de abrir o frango em borboleta, cortando o osso da coluna.
Tempere o frango de sal com alguma antecedência.
Na hora de cozinhar, coloque o frango nas brasas (ou no forno como eu fiz) e pincele com o molho que fez anteriormente. Pincele o frango várias vezes durante a cozedura. 

Sirva acompanhado por uma salada e batatas fritas (ou arroz). 
Bom apetite.

Nota: Pode guardar o molho num frasco dentro do frigorífico. É óptimo para frango, entrecosto, espetadas, etc. É só temperar as carnes com sal e pincelar com o molho enquanto cozinham.


0 comentários:

Enviar um comentário