segunda-feira, 17 de julho de 2017

Bifinhos do cachaço no tacho com puré de legumes

O fim de semana voou mas foi muito divertido. Deu para estar com a família, com um amigo espectacular, para ir ver o mar (apesar do nevoeiro de ontem), café numa esplanada, enfim foi mesmo bom mas passou rápido!
Estamos de volta a mais uma semana e cada vez mais perto das férias.

Para começarmos com o pé direito, hoje trago-vos um prato que ficou delicioso. Cada vez mais opto por este tipo de purés sem batata e não sentimos diferença nenhuma, muito pelo contrário. O Bruno não é grande apreciador de purés mas gosta imenso deste com couve-flor e cenoura. Espero que vocês também gostem.
Boa semana e se for o caso, boas férias!


Ingredientes:
- 3 bifinhos do cachaço
- 1 cerveja mini
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 1 folha de louro
- sal q.b.
- piri piri seco q.b.
- farinha q.b.
- 3 colheres de sopa de polpa de tomate
- azeite q.b.

Para o puré:
- 300g de couve flor
- 1 cenoura grande
- sal q.b.
- 1 gema de ovo
- 1 colher de sopa de manteiga
- pimenta q.b.
- noz moscada a gosto

- salsa picada a gosto

Preparação:
Descasque e corte a cebola em meias luas. Coloque a cebola num tacho, a folha de louro e os alhos laminado com um pouco de azeite e leve ao lume. Deixe cozinhar até a cebola ficar translúcida. 
Passe os bifinhos por farinha e coloque-os no tacho. Adicione a polpa de tomate, tempere com sal e piri piri seco (pode usar pimenta se preferir). Cozinhe uns minutos e vire-os. 
Refresque com a cerveja e deixe cozinhar até estarem macios e o molho apurado. Rectifique os temperos se necessário.

Entretanto prepare o puré de legumes.
Descasque a cenoura e corte em cubos pequenos. Arranje a couve flor, separando em pedaços pequenos. Leve a cozer ao vapor, ou se preferir, em água temperada de sal. Eu prefiro cozer ao vapor porque desta forma acho que o puré não fica tão aguado, visto que os legumes estão mais secos.

Quando os legumes estiverem cozidos, esmague com um utensílio próprio. Adicione a manteiga e a gema de ovo, envolva bem. Tempere com sal, um pouco de pimenta moída e noz moscada. 
Disponha o puré num prato de servir que possa ir ao forno. Coloque dentro do mesmo, pré-aquecido a 200ºC, apenas para ganhar um pouco de cor.
Sirva com os bifinhos do cachaço e polvilhe com salsa picada.
Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário