segunda-feira, 24 de julho de 2017

Rosti de batata e cenoura com ovo escalfado - Receita Ovolactovegetariana

Começamos a semana com uma receita simples, deliciosa e apelativa. Foi um dos nossos almoços, acompanhado por uma bela salada. Foi quase como comer batatas fritas e ovos estrelados mas de forma muito mais saudável, acreditem que não notamos quase diferença nenhuma. 
Já não publicava receitas ovolactovegetarianas há algum tempo, mas como costumamos começar a semana de forma leve (com peixe ou então com pratos sem carne nem peixe) lembrei-me que era o dia perfeito para vos deixar esta sugestão. 


Ingredientes:
Para o rosti:
- 2 batatas médias
- 1 cenoura
- sal e pimenta q.b.
- 2 colheres de sopa de azeite

Para os ovos:
- ovos
- sal q.b.
- 1 colher de sopa de vinagre


Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Descasque as batatas e a cenoura. Rale-as usando um ralador ou um processador de alimentos.
Tempere com sal e deixe repousar um pouco. 

Com as mãos, esprema bem a mistura de batatas e cenoura para se livrar do excesso de água. Coloque numa taça e tempere com pimenta. Regue com o azeite e envolva bem.

Forre um tabuleiro com papel vegetal e faça montinhos com a mistura de batata. Calque para ficar com uma espécie de bolachas e leve ao forno a assar, durante uns 30 minutos ou até estarem douradinhos (a meio pode ser necessário virar os rosti para ficarem dourados e crocantes de ambos os lados).

Entretanto escalfe os ovos.
Leve ao lume um tacho com água. Quando levantar fervura tempere com sal e adicione o vinagre. 
Parta um ovo para dentro de uma chávena. Com a colher de pau provoque um remoinho na água e deite o ovo dentro do remoinho. Deixe cozinhar em lume brando até estar a seu gosto (cá em casa preferimos a gema líquida, por isso costumo cozinha-los uns 3 minutos). Com a ajuda de uma escumadeira e com muito cuidado retire o ovo e reserve-o. Repita até terminar de escalfar os ovos.

Sirva o rosti com o ovos escalfado polvilhado com salsa picada e acompanhado com uma bela salada.
Bom apetite. 



Sem comentários:

Enviar um comentário