terça-feira, 4 de julho de 2017

Leite e farinha de coco

Ontem foi completamente impossível vir cá. Mais um dia corrido pelo Porto e um calor que me atirou ao tapete. Confesso-vos que por muito que adore cozinhar, com este calor é quase uma obrigação. Nem a imaginação funciona, mas é uma necessidade.
O post de hoje surge como uma utilidade. Recebi um pedido de uma leitora, a Joana e estou com isto a 'atender' ao seu pedido. A Joana perguntou-me como fazer leite e farinha de coco em casa e, em que receitas pode usar esses dois produtos. Bem, eu respondi à Joana com algumas ideias, mas lembrei-me que seria bom dar-vos a conhecer estas informações. Sendo assim, hoje aparece o post sobre o leite e farinha de coco e, mais tarde, irão surgir receitas para usar ambos os produtos.
O que vos parece estas ideias? Espero sinceramente que gostem.


Ingredientes:
- 1 chávena de coco ralado
- 3 chávenas de água

Preparação:
Coloque o coco ralado num copo alto ou numa taça e adicione a água. Deixe em infusão durante 2 horas. Passado esse tempo triture com a varinha mágica ou no liquidificador. 

Coe o leite de coco. Para isso usei um passador com um pano fininho e bem limpo. 
Esprema de forma a aproveitar todo o leite e ficar com a polpa.
Guarde o leite de coco num recipiente bem fechado, no frigorífico e, use-o como usa o de compra. E tal como o de compra, este leite também solidifica uma parte.

Ao coco ralado que resultou de fazer o leite, vamos secar e transformar em farinha de coco. Para tal, coloque-o num tabuleiro forrado com papel vegetal, bem espalhado. 
Leve ao forno a 100ºC e deixe secar, o tempo necessário depende muito.
O que aconselho é em irem mexendo e quando estiver bem seco, retiram do forno. 
Deixem arrefecer e guardem num frasco. Pode usar para fazer panquecas, bolachas, bolos, etc.

Brevemente irei partilhar com vocês algumas receitas.

Sem comentários:

Enviar um comentário