sexta-feira, 26 de maio de 2017

Bolo de limão para um aniversário

O meu aniversário deste ano coincidiu com o Domingo de Páscoa. Há um ano atrás, quando pensava neste dia, tinha a ideia de fazer algo diferente, com as pessoas mais chegadas, mas comemorar de forma simples a chegada dos 30. A verdade é que quando chegou o dia eu só fiz um bolo porque a minha mãe quase me obrigou, estava a ver que se eu não o fizesse, ela acabaria por comprar um. Dias antes a minha avó tinha sido internada e o meu humor e disposição não era nenhum. Foi um dia que me passou completamente ao lado e, apesar de dar cada vez mais valor aos pequenos momentos, também cada vez ligo menos aos aniversários (meus, porque dos outros quero sempre comemorar). Mas pronto, lá saiu um bolo, adaptado de uma receita que já por aqui anda e com um ar muito primaveril. Espero que este bolo vos trago a luz que o fim de semana parece não ter. Visto aos casos, o verão abandonou-nos outra vez....
Espero que gostem e bom fim de semana.


Ingredientes:
Para o bolo:
- 120gr de manteiga
- 190gr de açúcar
- 4 ovos
- 220gr de farinha de trigo 
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 2 colheres de sopa de amido de milho
- pitada de sal
- 1 colher de chá de extrato de baunilha
- 100 ml de leite

Para o cheio e cobertura:
- 200ml de natas
- sumo de limão q.b.
- curd de limão (ver como fazer aqui)
- frutas para decorar


Preparação:
Ligue o forno nos 180ºC para aquecer.
Numa taça coloque o açúcar e a manteiga à temperatura ambiente. Bata até ficar cremoso.
Adicione os ovos, um a um, batendo sempre entre as adições.
Junte o extrato de baunilha e o leite e envolva. 
À parte, misture os ingredientes secos, a farinha, o amido, o fermento e o sal. Peneire estes ingredientes e envolva na massa.

Preparem a forma (usei uma forma redonda, sem buraco com 20cm de diâmetro). Untem com manteiga e coloquem um disco de papel vegetal no fundo.
Podem cozer o bolo todo junto e depois de frio cortam para dividir em três partes, ou podem fazer como eu. Dividam a massa em 3 partes iguais e, como só tinha uma forma, cozi uma parte de cada vez. 
Depois do bolo cozido, deixem arrefecer completamente à temperatura ambiente.

Para o recheio, preparem o curd de limão e deixem-no arrefecer.
Para a cobertura, coloquem as natas numa taça, estas devem estar bem frias.
Comecem a bater com o batedor eléctrico e adicionem algumas gotas de sumo de limão e o açúcar. Batam até ficar um chantilly firme e cremoso.

Ponham uma das partes do bolo no prato de servir. Cubram com uma parte do curd de limão. Por cima coloquem outra parte de bolo e mais curd de limão. Terminem com a última parte de bolo e cubram com o chantilly.
Decorem com as frutas a gosto e sirvam bem fresco.
Bom apetite.

2 comentários:

  1. Que bolo lindo, quase dá pena de comer! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  2. Ficou lindo! Eu também adoro festejar o aniversário dos outros mas não gosto nada de festejar o meu! Não que não goste de fazer anos, não! Não me incomoda nada (por enquanto!)! Aliás, para mim é como se nunca tivesse passado dos 20!! Não gosto de comemorar talvez porque nunca gostei de ser o centro das atenções! Fico completamente sem jeito! Olha, muitos parabéns! Espero que os 30 te tragam tudo aquilo que mais desejas! Muita saúde acima de tudo! Beijinho grande

    ResponderEliminar