sexta-feira, 5 de maio de 2017

Charlotte para o Dia da Mãe

Reforço aquilo que já disse várias vezes. Vocês que estão desse lado são os melhores. Obrigado pelos comentários, pelos emails e pelo carinho. Obrigado de coração.
Domingo é o dia da mãe, a minha merece tudo mas eu nem sei se tenho forças para fazer o que quer que seja, ou se ela tem disposição para comemorações. Seja como for, deixo-vos esta deliciosa sugestão que devem preparar amanha para que fique a solidificar durante a noite. 
Espero que gostem e bom fim de semana.


Ingredientes:
- 600ml de natas bem frias
- 1 limão
- 1 lata de leite condensado
- 4 folhas de gelatina incolor
- 300gr de frutos vermelhos variados
- palitos de champanhe a gosto
- sumo de uma laranja
- frutos vermelhos, suspiros e hortelã para a decoração


Preparação:
Comece por colocar as folhas de gelatina a demolhar numa taça, com água bem fria.
No liquidificador (ou no copo da varinha mágica) coloque os frutos vermelhos e triture até formar um puré. Adicione o leite condensado e triture um pouco mais para envolver bem. Reserve.

Na taça do bater coloque as natas que devem estar bem frias. Comece a bate-las e vá juntando sumo de limão para ajudar a ganhar corpo. Quando obtiver uns picos firmes mas cremosos, para de bater.

Escorra as folhas de gelatina reservando um pouco de água, muito pouco mesmo, por exemplo 1 colher de sopa. Leve ao microondas alguns segundos (entre 10 e 20, depende da potência do mesmo). O importante é não aquecer demasiado, apenas o suficiente para dissolverem.

Junte o puré de frutos vermelhos e leite condensado às natas e envolva delicadamente. Adicione a gelatina dissolvida e volte a envolver.

Coloque um aro (usei um com 22cm) num prato. À volta disponha os palitos de champanhe com as pontas inferiores cortadas, de forma a assentarem bem e não caírem. Aproveite os restos para colocar no fundo da forma. Cubra todo o fundo com palitos de champanhe e regue-os com o sumo de laranja, assim os palitos do fundo ficam molinhos e é mais fácil cortar, para além de que o sumo da laranja dá um sabor maravilhoso.

Verta todo o preparado de forma delicada. Leve ao frio até à hora de servir, pelo menos durante 8 horas mas o ideal seria de um dia para o outro.
Na hora de servir decore com frutos vermelhos, os suspiros e folhas de hortelã. À volta coloque um belo laço.
Bom apetite.

1 comentário:

  1. Custa enfrentar a dura realidade. Nestes primeiros tempos só desejamos que não passe de um pesadelo. Quem dera que fosse. Mas tu és forte e sei que dás a volta por cima. Tens mesmo de ser, até porque a tua mãe precisa de ti. Se nos dói a nós, às nossas mães deve doer em dobro. Com tempo a dor vai perder intensidade e vai dar lugar à saudade, que a meu ver é quase tão dolorosa. Mas é algo com que se aprende a viver. Não baixes os braços. Mesmo que não faças grandes comemorações é sempre bom que a tua mãe sinta que estás aí para ela e nada melhor do que a mimar no dia da mãe com uma receita onde depositas todo o teu carinho e amor!
    Ficou linda a tua charlotte, acho uma sobremesa perfeita para oferecer às mães! Beijinhos

    ResponderEliminar