terça-feira, 9 de maio de 2017

Gelado de Framboesa

Os dias aquecem e eu tenho vontade de colocar a minha máquina de fazer gelados a trabalhar. Gosto bastante de um geladinho e, ao longos dos tempos, tenho conseguido fazer gelados mais cremosos e sem os cristais de gelo que tanto me chateavam. A receita que vos trago hoje é de framboesa, mas podem fazer com outros sabores, outros frutos vermelhos, que fica igualmente delicioso. Os cones que uso para servir, compro no supermercado, mas tenho pensado em comprar uma máquina para fazer os meus próprios cones de gelado.
A receita é simples, vejam se não tenho razão.

Ingredientes:
- 4 claras 
- 100gr de açúcar
- 300ml de natas
- sumo de meio limão
- 125gr de framboesas 
- 2 colheres de sopa de açúcar em pó


Preparação:
Comece por preparar o molho de framboesas.
Numa taça coloque as framboesas e o açúcar em pó. Com um garfo com um esmagador de batatas, esmague bem até ficar tudo num puré.

Numa taça coloque as claras. Com o batedor, bata até começarem a fazer espuma. Nessa altura adicione o açúcar, aos poucos e sempre a bater. Queremos obter um merengue bem firme e brilhante. Reserve.
Numa taça coloque as natas que devem estar bem frias. Adicione o sumo de limão e bata até as natas ficarem firmes.

Misture os dois preparados, suavemente para obter um creme bem leve. Por fim junte o molho de framboesas e envolva bem.
Coloque o preparado na máquina de fazer gelados e siga a instruções da sua máquina. Na minha demora cerca de 30/35 minutos a estar pronto para ir ao congelador.
Se não tiverem máquina de fazer gelados, coloquem o vosso preparado numa caixa, levem ao congelador e de 30 em 30 minutos batam o vosso gelado com um batedor de arames. Desta forma quebram os cristais de gelo e tornam o vosso gelado mais cremoso.

Sirvam em cones ou como mais gostarem. Eu terminei com um pouco de chocolate derretido. 
Deliciem-se.

3 comentários:

  1. Por aqui está difícil de chegar temperaturas que nos façam querer comer gelados! Eu até gosto de comer gelado no inverno, mas olha que este não foi mesmo convidativo! E continua! Estamos quase no verão com tempo e temperaturas de inverno! Mas era capaz de atacar esse gelado debaixo das mantas no sofá! Já pensei várias vezes comprar uma máquina de gelados mas acho sempre as cubas tão pequenas que não sei se vale a pena! beijinhos

    ResponderEliminar
  2. humm ótimo geladinho de framboesa, uma sugestão excelente.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar