Torta de Limão Merengada

Hoje é o dia de aniversário da minha querida mãe. Uma das pessoas da minha vida faz 60 anos. Um número redondo e uma idade linda para uma pessoa tão linda.
Hoje deveria ser um dia de festa, mas não o é porque não temos disposição para tal. Mas não poderíamos deixar passar em branco, haverá jantar em família e um bolo de chocolate. Não haverá música de parabéns nem espumante, mas sim muito amor e união. 

E para vos adoçar o fim de semana, o que me dizem a esta torta de limão merengada? Eu sou suspeita pois adoro limão, mas para mim ficou uma delícia e acho que também ficou bonita. O que é que vocês acham? Espero que experimentem e gostem desta sugestão.
Bom fim de semana a todos.


Ingredientes:
Para a torta:
- 5 ovos
- 150gr de açúcar
- 125gr de farinha
- 1 colher de sopa de amido de milho
- 1 colher de chá de fermento
- 1 colher de café de bicarbonato de sódio


Para o curd:
- 3 limões (sumo e raspa)
- 160gr de açúcar
- 75gr de manteiga
- 3 ovos

Para o merengue italiano:
- 175gr de açúcar
- 4 colheres de sopa de água
- 2 claras de ovo


Preparação:
Da torta:
Numa taça coloque os ovos, a pitada do sal e o açúcar. Bata tudo com a batedeira durante uns 5 minutos, até estar um creme clarinho e bastante leve. 
Peneire a farinha, o bicarbonato e o fermento e adicione sem bater. Com movimentos muito suaves, para envolver bem mas não perder o ar.
Coloque a massa num tabuleiro rectangular forrado com papel vegetal e leve ao forno que já deve estar quente a 180ºC. No meu forno reparei que demora uns 10 minutos. Mas espete um palito e se vir que está crua mas já tem cor, tape com papel de alumínio e deixe cozer mais um pouco.

Para o curd de limão:
Numa caçarola coloque o açúcar, a manteiga, o sumo e a raspa de limão.
Leve a lume brando mexendo sempre até derreter a manteiga e o açúcar dissolver.
À parte bata os ovos. Bata-os muito bem.
Junte os ovos em fio ao preparado de manteiga e açúcar, batendo sempre.
Leva-se novamente ao lume até engrossar, sempre a mexer. Retire do lume e deixe arrefecer.

Para o merengue italiano:
Leve ao lume um tacho com o açúcar e a água. Deixe ferver até obter uma calda forte e brilhante (+/- 5 minutos).
Entretanto comece a bater as claras com a batedeira. Eu gosto de juntar umas gotas de sumo de limão. Quando as claras estiverem em castelo firme e sempre com a batedeira em funcionamento, adicione a calda, em fio e sem pressas. A calda quente vai cozer as claras e formar um merengue firme e consistente. Continue a bater até as claras arrefecerem. Coloque o merengue num saco de pasteleiro com uma boquilha em estrela.

Montagem:
Retire o tabuleiro do forno e desenforme em cima de um pano polvilhado com açúcar. Barre bem com o curd de limão e enrole pelo lado do comprimento do tabuleiro. Deixe a torta arrefecer completamente.
Quando a torta estiver fria cubra com o merengue. Pode servir assim ou dar-lhe um pouco de cor com um maçarico de cozinha.
Bom apetite!