sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Bolo de chocolate e laranja com cobertura de buttercream

Finalmente, fim de semana ahhhhhhhhhhh (som de anjos a cantar).
A sério, este frio todo, depois esta chuva envergonhada, que nem é carne nem é peixe e uma semana um poucochinho atarefada, de tal forma que chego a nem saber em que dia estou, tudo isto junto só me faz desejar dias de descanso... e de temperaturas agradáveis. Mas como não posso ter a parte do calor, contento-me na boa com os dias de descanso.
Ontem dei por mim tão baralhada, precisava escrever a data numa caixa de congelação e perguntei ao Bruno se não era dia 15. Mas tipo, super convencida do que estava a dizer - "hoje é dia 15, não é?". Não, não era. Eu é que parei o pistão e isso é sinal de precisar dormir mais um bocado.
Bem, mas como não há fim de semana sem doce (lamento pessoas hiper mega saudáveis deste mundo mas não há fim de semana sem doce!), então trago-vos um bolinho pratico de preparar com uma cobertura que lhe dá aquele toca ainda mais delicioso.
Bom fim de semana!


Ingredientes:
- 125gr de chocolate de culinária
- 50ml de leite
- 150gr de manteiga
- 180gr de açúcar
- 5 ovos
- 200gr de farinha
- 2 colheres de chá de fermento em pó
- 100gr de chocolate de laranja

Cobertura:
- 125gr de açúcar em pó
- 50 gr de manteiga
- raspa de 1 laranja

Preparação:
Ligue o forno a 180ºC para aquecer.
Prepare um forma, usei redonda sem buraco, mas pode usar a que preferir. Unte com manteiga e polvilhe com farinha. No fundo coloquei papel vegetal, que cortei em redondo com a medida da forma.

Agora sim, começamos o nosso bolo. Parta as 125gr de chocolate de culinária em pedaços, junte o leite e derreta em banho maria.
Numa tigela coloque a manteiga e bata até ficar cremosa. Adicione o açúcar e continue a bater até formar um creme. Junte-lhe depois o chocolate derretido e os ovos, um a um, sem parar de bater.
Peneire a farinha com o fermento e adicione aos poucos, envolvendo com a espátula.
Parta o chocolate de laranja em pedaços pequenos e envolva na massa. 

Verta tudo para a forma e leve ao forno durante 40/45 minutos. Já sabem que depende de forno para forno, por isso ao fim de 30 minutos convém começar a ficar de olho.
Quando o bolo estiver cozido, ponha-o a arrefecer. Tem de estar completamente frio para receber a cobertura.

Bata as 50gr de manteiga para ficar cremosa e adicione o açúcar. Continue a bater até ficar com um creme. Adicione a raspa de laranja, mas reserve um pouco de raspa para polvilhar o bolo.
Com o bolo completamente frio, coloque a cobertura e espalhe. Por cima, polvilhe com a raspa de laranja que reservou. 
Fica muito aromático com aquele chocolate de laranja.
Espero que gostem.

Nota: usei o chocolate negro com laranja da Lindt e gostamos bastante do resultado final.

Sem comentários:

Enviar um comentário