Bolinhos de alfarroba, gengibre e limão


Em Dezembro, inspirada pelos cheiros de Natal, resolvi experimentar fazer uns bolinhos diferentes. Foi assim que decidi preparar uns bolinhos de alfarroba com gengibre e limão, mais aromático seria impossível.
Enquanto cozinhavam já os aromas invadiam a minha cozinha e a vontade de os comer, mas saíssem do forno, era enorme. Foi necessário muito controle para isso não acontecer mas, no final, fui premiada com um bolinho e um café bem quentinho.
É a pensar mesmo nisso, em aquecer o corpo e a alma, que vos trago esta sugestão. Aproveitem que o fim de semana será frio, para ligar o forno, prepararem estes bolinhos, um chá ou café quentinho e deliciarem-se.
Bom fim de semana.


Ingredientes (para 12 bolinhos):
- 125gr de farinha de trigo
- 75gr de farinha de alfarroba
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 1 colher de chá de bicarbonato
- 5 ovos
- 180gr de açúcar
- 100gr de manteiga derretida
- 2 colheres de chá de gengibre em pó
- 1 colher de chá de canela em pó
- raspa de um limão
- açúcar em pó para polvilhar


Preparação:
Ligue o forno nos 180ºC para aquecer.
Numa tigela coloque os ovos inteiros e o açúcar. Bata até obter um creme fofo e ter dobrado de tamanho. Derreta a manteiga e adicione-a em fio, sempre a bater.

À parte, peneire a farinha de trigo, a farinha de alfarroba, o fermento, o bicarbonato, o gengibre e a canela. 
Adicione os ingredientes secos à mistura de ovos, aos poucos e envolvendo levemente com a espátula. Por isso, junte a raspa de limão e envolva.

Verta o preparado para pequenas formas untadas com manteiga e polvilhadas com farinha. Encha as formas até 2/3 da sua capacidade. Pode usar uma forma grande se preferir. 

Leve ao forno até estarem cozidos. Os meus demoraram cerca de 12/15 minutos, Mas são pequeninos, por isso o tempo varia muito. 

Deixe-os arrefecer e sirva polvilhados com um pouco de açúcar em pó.
Espero que gostem desta sugestão bem aromática. 



0 comentários:

Enviar um comentário