quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Peito de Frango Assado com Limão e Manteiga de Ervas

Ontem foi dia de voltar às rotinas e dói meus caros, dói muito. Mas como tudo que é bom acaba, os dias de descanso lá chegaram ao fim.
O Bruno foi trabalhar e eu fiquei a organizar algumas coisas, havia imensa roupa para lavar, a casa para dar um jeito e lista de compras para elaborar. De tarde lá me dirigi aos supermercados e abasteci o frigorífico, despensa e congelador.
Esta semana ainda não há menu da semana, nem meal prep, só voltarei com ambos na segunda feira, se quiserem posso mostrar lá no Instagram e mais para a frente faço vídeo. Digam nos comentários o que acham.

Em relação a este peito de frango assado, no talho pedi para me cortar o frango de forma a ficar com o peito completo e com os ossos das costas, ou seja, retiram as pernas e as asas, tudo o resto fica. O peito de frango do campo assado assim fica mais suculento do que se retira-se o osso.
Depois só tive de o temperar, preparar uma manteiga de ervas e colocar a assar lentamente. Ficou uma delícia.


Ingredientes:
- o peito de 1 frango do campo, completo e com os ossos das costas e com a pele
- sal e pimenta q.b.
- 1 limão grande
- 50gr de manteiga à temperatura ambiente
- 1 colheres de sopa de salsa picada
- 1 dente de alho picado
- 1 colher de sopa de tomilho fresco picado
- 2 colheres de sopa de azeite 



Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Coloque o peito de frango num tabuleiro e tempere-o com sal e pimenta.
Entretanto prepare a manteiga de ervas. Numa taça coloque a manteiga que deve estar à temperatura ambiente, acrescente o alho picado, a salsa e o tomilho, tudo bem picadinho. Envolva bem até estar bem misturado.

Com os dedos, e cuidado para não rasgar, levante e pele do peito do frango e coloque a manteiga entre a pele e a carne. Espalhe bem e numa camada uniforme.
Entretanto lave o limão, corte-o às rodelas e coloque-as também por baixo da pele (e por cima da manteiga). Faça esta operação com cuidado e com tempo, verá que no final o resultado compensa.

Regue o frango com o azeite. apenas duas colheres de sopa e coloque-o no forno a assar lentamente.
Demora 1 hora ou talvez um pouco mais, depende do tamanho do peito e aconselho a regarem a carne com os sucos que vão sendo largados para o tabuleiro.
Sirva acompanhado com uma batatinhas salteadas (ou assadas) e uma bela salada.
Bom apetite.

1 comentário:

  1. Uma pessoa até fica com fome só de olhar para estas imagens.
    Bom fim de semana!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar