quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Filetes de Pescada Deliciosos

Muitos podem dizer que preparar uns bons filetes de pescada não tem segredo e, de facto, não é nada de extraordinário ou de complicado. Mas nem sempre os filetes são bem temperados e suculentos. Quantas vezes já comemos filetes de pescada que mais parecem papel de tão secos? Muitas! E isso pode ser resultado da forma como os temperam.
Hoje trago-vos esta simples sugestão, que muitos de vós já deve preparar em casa regularmente, mas venho mostrar-vos a forma como coloco os filetes a marinar e como os cozinho, à boa moda da minha mãe.


Ingredientes:
- 400gr de filetes de pescada
- sal e pimenta q.b.
- sumo e raspa de 1 limão
- leite q.b.
- 2 dentes de alho
- farinha de milho q.b.
- 1 ovo batido
- azeite necessário para fritar


Preparação:
Vamos começar por marinar os filetes e eu gosto de o fazer ou da noite para o dia, ou de manhã para a noite. Resumindo, vamos deixar estes pequenos umas boas horas em temperos o que os vai tornar ainda mais deliciosos.
Então, numa taça ou numa caixa hermética, coloque os filetes, tempere com sal e pimenta, os dentes de alho picados, sumo e raspa de limão e cubra com o leite. Deixe marinar.

Na altura de os cozinhar prepare a linha de montagem. Num prato coloque o ovo batido, noutro a farinha de milho e aqueça uma frigideira com o azeite. 
Retire os filetes da marinada, um a um, passe pela farinha de milho, depois pelo ovo batido e coloque a fritar. A minha mãe sempre fritou os filetes assim e nós adoramos.

A meio da fritura vire os filetes e lembre-se, os filetes são finos, não devem ser fritos durante muito tempo nem em azeite frio. Queremos que fiquem crocantes por fora e macios por dentro.
Depois de fritos coloque os filetes a escorrer sobre papel absorvente e sirva com o acompanhamento que mais gostar, arroz, batatas fritas, salada, salada russa, etc.
Bom apetite.  

1 comentário:

  1. Essa receita é muito simples mas o truque é mesmo o leite para amaciar o peixe. Fica muito bom. Obrigada pela sua partilha. Parabéns.

    ResponderEliminar