segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Chili de Vegetais

Começamos mais uma semana e nada como entrar logo com uma receita sem carne nem peixe. Por aqui continuamos na luta, o objectivo é duas refeições vegetarianas por semana e até que temos conseguido. Não tenho pretensões de virar vegetariana mas quero muito continuar a cumprir com este objectivo. É uma forma de variar na alimentação, comer algumas coisas diferentes e mais vegetais. Mas cá em casa comemos de tudo um pouco e é assim que queremos continuar. 
Em relação a este chili, ele ficou uma delícia!!! Não sentimos falta da carne e olhem que nós gostamos bastante de carne. Foi mesmo uma refeição perfeita e, por esse mesmo motivo, é desta forma que abrimos a semana aqui no blogue. 


Ingredientes:
- 1 cebola
- 2 dentes de alho picados
- 2 cenouras médias
- 3 mini pimentos (podem usar um dos normais)
- 2 tomates pelados
- azeite q.b.
- cominhos a gosto (usei cerca de 1/2 colher de chá)
- 1 malagueta picadinha (retirei parte das sementes para não ficar demasiado picante)
- sal e pimenta q.b.
- 1 folha de louro
- 1 courgete pequena em pedacinhos (cerca de 150gr)
- 200ml de caldo de legumes
- 200gr de feijão preto cozido
- coentros picados para servir

Preparação:
Pique a cebola e leve-a a lume num tacho com um fio de azeite. Deixe refogar um pouco e junte depois o alho picado, a folha de louro e o pimento cortado em cubinhos (e sem sementes). Misture bem e refogue mais um pouco.
Afaste os legumes para as laterais do tacho, abrindo assim uma covinha e nela coloque os cominhos. As especiarias em pó devem ser ligeiramente aquecidas para libertar os óleos e "despertarem" do seu sono. 
Deixe os cominhos aquecer uns 30 segundos e acrescente a malagueta, a cenoura e a courgete cortadas em cubinhos. Misture tudo muito bem, tempere com um pouco de sal e pimenta e deixe os legumes suar durante 5 minutos, mexendo de vez em quando para não deixar torrar, esteja com atenção.

Nessa altura acrescente os tomates picados e regue com o caldo de legumes (use água se não tiver caldo). Deixe levantar fervura, depois baixe o lume e cozinhe durante uns 15/20 minutos, ou até as cenouras começarem a ficar cozinhadas. Junte depois o feijão e rectifique os temperos.
Cozinhe mais um pouco para o feijão agarrar todos os sabores e está pronto.
Sirva o chili acompanhado por arroz basmati e polvilhado com coentros picados.
Bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário