quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Molho de Tomate 7 Vegetais

Por aqui há duas alturas do ano, antes das férias e antes das festa de natal/passagem de ano, que aproveito para gastar tudo o que tenho no frigorífico/congelador. E foi assim que decidi experimentar este molho de vegetais.
Já tinha lido sobre ele no blogue da Joana Roque, As minhas receitas. Vocês sabem que a Joana é uma enorme inspiração para mim, já aqui vos falei imensas vezes dela e é uma pessoa com quem sinto bastante afinidade, apesar de nem a conhecer pessoal mas tenho algumas coisas em comum com ela (para além do gosto pela cozinha). Como dizia, vi no blogue da Joana a sua versão mas, enquanto folheava um livro do Jamie Oliver, bati com os olhos na receita dele. A verdade é que a receita que fiz nem é igual à da Joana, nem à do Jamie. Porque é o bem que este molho tem, podemos sempre adaptar ao que temos em casa.
Uma pequena nota, de vegetais verdes apenas usei a couve romanesca, mas é um verde bem clarinho e que não teve influência na cor do molho. Se usarem outros vegetais verdes, como brócolos ou espinafres, lembrem-se que pode resultar numa cor 'estranha'.
Outra coisa, eu congelei o molho em frasquinhos, prefiro assim, mas podem pasteurizar como fazem com as compotas.


Ingredientes:
- 1 cebola grande
- 2 dentes de alho
- 1 folha de louro
- 2 alhos franceses pequenos
- 3 cenouras 
- 1 courgete pequena
- 200g de couve flor
- 200gr de couve romanesca 
- 3 latas pequenas de tomate pelado
- azeite q.b.
- sal e pimenta a gosto
- 1 colher de sopa de oregãos secos

Preparação:
Comece por preparar todos os legumes. Descasque a cebola e pique-a, bem como os dentes de alho. Separe a couve flor e a couve romanesca em raminhos, a courgete e as cenouras em cubinhos. Corte o alho francês às rodelas e lave tudo muito bem.
Aqueça um tacho com um fio de azeite. Junte a cebola, os alhos picados, o alho francês e a folha de louro. Deixe que refogue durante uns 5 minutos.
Acrescente as cenouras, a courgete, a couve flor e a romanesca. Misture bem e deixe refogar mais um pouco.
Junte depois o tomate pelado e duas medidas de água (medi pela lata do tomate). Acrescente os oregãos, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar em lume brando até os legumes estarem bem cozinhados (demorou uns 30/35 minutos).
Nessa altura retire a folha de louro e triture o molho com a varinha mágica. Rectifique os temperos e, se ainda estiver muito espesso para o seu gosto, pode acrescentar mais um pouco de água (nota: se preferirem, quando juntam os tomates não coloquem água e agora, neste passo, acrescentam a água até ficar ao vosso gosto). Coloque o molho novamente no lume para ferver e depois coloque em frascos devidamente esterilizados e congele.

1 comentário:

  1. Que óptima sugestão e partilha!
    Feliz 2019,
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar