terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Panados de porco no forno com batatas e legumes 'suados'

Receitas práticas e saborosas é o que se quer. Quando percebi que podia acrescentar alguns legumes às batatas suadas, fiquei super fã. Cozinha tudo ao mesmo tempo, sendo que a cenoura costuma ficar um pouquinho mais al dente mas nós gostamos assim nesse aponto. E enquanto isso cozinha num tacho só, os panados ficam prontos no forno e ficam bem saborosos e tenrinhos por dentro (crocantes por fora).
É uma cominha de conforto que não dá praticamente trabalho nenhum. Espero que gostem da sugestão.


Ingredientes:
- 4 bifinhos do cachaço de porco
- sal e pimenta q.b.
- 1 dente de alho
- sumo de 1 limão
- 1 ovo
- pão ralado q.b.
- 2 colheres de sopa de sementes de girassol
- 4 batatas médias
- 1 cenoura
- brócolos a gosto e separados em pequenos floretes
- azeite q.b.

Preparação:
Comece por temperar os bifinhos de porco. Coloque-os numa taça e tempere com sal, pimenta, o dente de alho picado e o sumo de limão. Eu gosto de temperar no dia anterior para marinas, mas se não tiver tempo deixe uns 30 minutos.

Descasque as batatas e corte-as em cubos. Descasque a cenoura e faça o mesmo. Arranje os brócolos e separe em pequenos floretes. Lave tudo e reserve.

Aqueça o forno a 180ºC. Num prato fundo bata o ovo e em outro coloque o pão ralado com as sementes de girassol, misture um pouco. Passe os bifinhos pelo ovo batido e depois pela mistura de pão ralado e sementes. Disponha-os num tabuleiro forrado com papel vegetal e, se tiver um daqueles sprays de azeite muito práticos, pode vaporizar um pouco por cima dos panados.
Coloque o tabuleiro no forno e a meio da cozedura vire os panados, para cozinharem de ambos os lados. Demorou cerca de 25 minutos a ficarem prontos.

Entretanto aqueça um tacho com duas colheres de sopa de azeite e deixe aquecer. Acrescente as batatas, as cenouras e os brócolos, tudo bem escorrido, envolva bem no azeite e tape. Reduza para lume brando e deixe "suar", mexendo de vez em quando até estar tudo pronto. Depois é só temperar com um pouco de sal.

Sirva os panados com as batatinhas e legumes suados e bom apetite!

1 comentário: