Entremeada de Porco Assada Lentamente


Na minha meal prep da semana passada havia entremeada para assar. O pedaço era grande, demasiado para a refeição de duas pessoas mas, quando se está 3 horas a assar um pedaço de carne é preciso rentabilizar esse tempo. Por isso, essa entremeada foi o nosso jantar num dia com batatinhas fritas no forno (versão que vos mostro hoje), foi também o nosso almoço de outro dia, numas sandes de carne desfiada, com maionese caseira e alface e ainda congelei uma parte. 
Para além de aproveitar para assar carne para, pelo menos, 3 refeições, ainda aproveitei o forno estar a trabalhar para assar umas pernas de frango, legumes e fazer granola. Nada se desperdiça, nem a energia do forno a trabalhar durante tanto tempo. 

Então, depois de toda esta explicação, hoje mostro-vos o resultado do nosso jantar. O que fiz foi cortar algumas fatias de carne que coloquei num tabuleiro e levei a aquecer a 190ºC. A carne ficou igualmente suculenta e super macia. Quando já estava quente, tentei colocar todas as fatias de pé, com a pele para cima e todas juntinhas. Liguei o grill do forno a 250ºC e em poucos minutos a pele voltou a ficar super hiper mega crocante (cuidado para não deixar queimar!). Depois servi com umas batatinhas e uma salada.

Bem, já vos expliquei como aqueci a carne agora vou mostrar-vos como a cozinhei ehehe vamos passar então à receita.


Ingredientes:
- 1 peça de entremeada de porco com 1,5kg
- sal q.b.
- pimenta preta q.b.
- 5 dentes de alho picado
- um pouco de azeite
- algumas hastes de tomilho

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 160ºC.
Com uma faca bem afiada (eu faço com um x-acto, que serve exclusivamente para usar na cozinha) faça alguns cortes superficiais na pele da entremeada. 
Num tabuleiro coloque a carne com a pele para baixo e tempere muito bem com sal, pimenta, os alhos picados e o tomilho. Acrescente um fio de azeite e massaje a carne para que agarre os temperos.
Vire ao contrário, agora com a pele para cima, e tempere com de sal e pimenta. Massaje também um pouco para o tempero entranhar nos cortes que fizemos anteriormente.

Coloque a carne no forno e deixe cozinhar entre 2 a 3 horas. O tempo pode variar, o meu conselho é que vá espreitando a carne. 
Quando a entremeada estiver bem assada, super macia e suculenta, ligue o grill e suba a temperatura para os 220ºC/250ºC. Fique de olho para que a pele não queime mas fique bem crocante.

Sirva a carne com umas batatinhas fritas (ou fritas no forno como as minhas) e uma salada.
Bom apetite.

0 comentários:

Enviar um comentário