Granola de frutos secos

Durante algum tempo deixei de preparar granolas em casa. Foi pouco tempo mas o suficiente para eu sentir que me estava a prejudicar. O meu snack a meio da manhã passa por iogurte grego caseiro, fruta e granola. Posso-vos dizer que me sinto muito melhor ao ingerir todos os dias aquela dose de cereais e sementes. Sendo assim voltei a preparar e tenho-me deliciado, até a minha mãe experimentou, gostou e agora também come todos os dias. 
Que melhor maneira de começar a semana do que com este snack tão delicioso? E tão simples de preparar, esta foi feita ontem de manha enquanto preparava o almoço.

Também ontem preparei umas bolachas e partilhei a foto no Instagram e Facebook. Recebi mensagem de alguns leitores a pedir a receita. Pois bem, essa receita já está no blog, podem ver em Bolachas de Aveia e Arandos. Ontem preparei a massa a dobrar e depois dividi em duas partes. A uma acrescentei raspa de laranja e pedacinhos de chocolate negro e à outra parte acrescentei arandos e amêndoa palitada. 


Ingredientes:
- 1 chávena de flocos de aveia
- 1 chávena de flocos de cevada
- 1/2 chávena de mistura de sementes (a minha tinha sésamo, linhaça, girassol e abóbora)
- 1 pitadinha de sal
- 1/2 chávena de mel
- 1/4 chávena de óleo de coco
- 1/2 chávena de frutos secos (usei amêndoas e nozes)

Preparação:
Ligue o forno nos 170ºC.
Leve ao lume um tachinho com o óleo de coco e o mel. Quando aquecer e o óleo derreter, retire do forno.
Numa taça coloque todos os outros ingredientes (flocos, sementes, frutos secos e sal). Verta a mistura que aqueceu e envolva bem de forma a tudo ficar bem misturado.
Forre um tabuleiro com papel vegetal. Coloque a mistura sobre o papel e espalhe bem. 
Coloque o tabuleiro no forno e deixe cozinhar 10 minutos, no final desse tempo retire o tabuleiro e mexa bem. Leve novamente ao forno por mais 10 ou 15 minutos (terá de ver a necessidade), mas mexa a sua granola de 5 em 5 minutos. Quando estiver toda douradinha está no ponto.
Deixe arrefecer e guarde num frasco bem fechado.
Fica uma delícia com uma iogute e fruta. Existem várias versões, está é a minha última versão.
Bom apetite e boa semana.