Frango com cogumelos

A primeira gripe do ano já chegou cá a casa. O meu marido passou o fim de semana doente e continua (embora já esteja um pouco melhor). Eu estou agora com dores de garganta, já estou a tomar medicação e pode ser que não avance para mais nada. É por estas e por outras que eu odeio o Outono/Inverno. O tempo arrefece, as primeiras chuvas aparecem e logo logo temos a visita de constipações e gripes.
Para combater o tempo chato nada como um jantar reconfortante. É essa a sugestão que vos trago hoje. Um prato de frango com cogumelos que fica uma delícia.
Espero que gostem.


Ingredientes:
- peito de frango em pedaços grandes (podem usar pernas e coxas)
- sal e pimenta
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 100gr de bacon
- 100ml de vinho branco
- 100ml de vinho do Porto
- 50gr de manteiga
- 50gr de farinha
- 500ml de caldo de carne
- cogumelos brancos a gosto
- 1 raminho de salsa
- 1 raminho de tomilho fresco
- azeite q.b.


Preparação:
Tempere o frango com sal e pimenta.
Aqueça uma frigideira com azeite e frite o frango de ambos os lados de forma a selar a carne. Retire os pedaços de frango do lume, coloque numa assadeira e leve ao forno durante 20 minutos a 180ºC/200ºC. 
Pique a cebola e o alho e frite na frigideira onde cozinhou o frango.
Junte o bacon cortado em pedacinhos pequenos e o tomilho, deixe cozinhar um pouco. Refresque com o vinho branco e o vinho do Porto, deixe levantar fervura.

À parte derreta a manteiga e adicione a farinha. Envolva bem de forma a cozer a farinha. Adicione o caldo em fio, mexendo sempre e cozinhe um pouco mais até estar tudo bem envolvido. Queremos ficar com uma espécie de molho bechamel.
Adicione este creme à frigideira, mas não pare de mexer para não ganhar grumos. Irá verificar que o molho começa logo a engrossar.
Limpe os cogumelos e corte em fatias. Adicione à frigideira.
Retifique os temperos. Nunca se esqueça que o caldo de compra é bastante temperado, por isso deve rectificar nesta altura.

Retire o frango do forno e adicione ao molho.
Sirva polvilhado com a salsa picada e acompanhado por arroz branco.
É um prato delicioso e bastante reconfortante.