Caçarola de carne de vaca e cogumelos

Hoje já apanhei momentos de sol e outros de chuva, de tal forma que estava a conduzir e não via um metro à frente do nariz. Para um dia assim nada como um prato reconfortante, daqueles que nos aquece a alma, o corpo e tudo o mais (mesmo não estando assim frio, a chuva leva-me a estes sentimentos). Esta receita estava na lista de receitas a serem publicadas há algumas semanas, mas adiei porque o tempo não me convidava a este tipo de pratos. 
Sei que muitos dos meus leitores também são assim, cozinham conforme o tempo. Especialmente para vocês hoje deixo-vos esta sugestão. Esta caçarola de carne de vaca e cogumelos é verdadeiramente deliciosa e, apesar de precisar de muito tempo de cozedura, enquanto a carne cozinha vocês podem tratar de outras coisas.
Espero que gostem.


Ingredientes:
- 400gr de carne de vaca em cubos
- 2 cebolas
- 2 dentes de alho
- 400ml de caldo de carne (usei caseiro e já temperado)
- 1 colher de sopa de farinha
- 300ml de vinho tinto
- 1 folha de louro
- 2 colheres de sobremesa de molho inglês
- cogumelos brancos a gosto
- 2 colheres de sobremesa de mostarda de Dijon
- sal e pimenta q.b.
- azeite q.b.
- salsa picada q.b.


Preparação:
Leve um tacho ao lume com um fio de azeite e sele todos os pedaços de carne. Retire a carne do tacho e adicione as cebolas, os alhos picados e a folha de louro.
Quando a cebola estiver mole regue com o caldo de carne e deixe levantar fervura.

À parte, dissolva a farinha no vinho tinto e adicione ao tacho, mexa bem para não ganhar grumos.
Junte a carne, o molho inglês e um pouco de pimenta (eu não adicionei sal por causa do caldo) e cozinhe em lume brando durante 1 hora.
Passado esse tempo verifique o ponto de cozedura da carne, se ainda estiver dura deixe cozinhar mais um pouco. Se a carne já estiver num ponto adiantado da sua cozedura, adicione os cogumelos laminados e deixe cozinhar mais uns 20 minutos.

Para terminar adicione a mostarda de Dijon que lhe irá conferir um toque picante e retifique os temperos.
Polvilhe com salsa picada e sirva com puré de batata ou arroz branco.
Bom apetite.