Galette de nectarinas

Já sabem que à sexta-feira encontram sempre aqui no blog um doce. Seja um bolo, uma tarte, um doce de colher ou outra coisa qualquer. Para mim, a melhor forma de comemorar a chegada do fim-de-semana é com um docinho. Hoje e, porque tem havido muitas nectarinas cá por casa, trago-vos uma galette que é nada mais, nada menos do que uma tarte mas sem usar forma. É muito prático e fica tão bom. Perfeitinha para aquela sobremesa de domingo ou até para o lanche com família e amigos. 
Vamos então aproveitar estes dias que estão a chegar e preparar esta galette que fica com uma cor tão linda a lembrar estes dias de sol em pleno outono. 
Bom fim-de-semana para todos e aproveitem muito estes dias.


Ingredientes:
Para a massa:
- 260gr de farinha
- 120gr de manteiga
- 1 ovo
- 1 pitada de sal

Para o recheio:
- 2 nectarinas
- 10 framboesas
- 1 gema
- 2 colheres de sopa de amido de milho
- sumo e raspa de 1 limão
- 2 colheres de sopa de açúcar mascavado + um pouco para polvilhar


Preparação:
Numa taça coloque a farinha. Corte a manteiga em cubos e adicione à farinha, juntamente com o ovo e a pitada de sal. Amasse bem até obter uma massa homogénea. 
Forme uma bola com a massa, envolva em película aderente e deixe repousar pelo menos 30 minutos no frigorífico.

Entretanto corte as nectarinas a meio e retire os caroços, eu mantive a casca. Corte-as em gomos e coloque numa taça. Junte as framboesas, a raspa e sumo de limão, o açúcar mascavado e o amido de milho. Envolva bem e deixe macerar alguns minutos.

Estenda a massa sobre uma bancada polvilhada com farinha, até formar um disco. Passe-a para um tabuleiro forrado com papel vegetal. 
Coloque a fruta no centro da massa deixando um rebordo a toda a volta. Dobre as extremidades da massa sobre o recheio. 
Pincele o rebordo da massa com a gema batida e polvilhe com um pouco de açúcar mascavado.
Leve a galette ao forno que deve estar previamente aquecido a 180ºC durante uns 30/35 minutos, mas verifique a cozedura da massa.
Sirva fria ou morna, como mais lhe agradar.
Bom apetite!