Mil folhas ou Napoleão

Há sinais que me mostram que o Verão se está a despedir de nós. Já preciso de meias durante o dia e de calças do pijama para dormir, o chá enquanto vejo televisão à noite já me sabe pela vida e ando ligeiramente constipada há mais de uma semana. Sim, apesar dos lindos dia de sol (embora por cá tenha havido muito nevoeiro) já me estou a preparar para o inadiável, o inverno está a chegar e com ele os dias pequeninos, o frio e a chuva (coisa mais insuportável que há). 
Bem como tristezas não pagam dívidas e hoje é sexta feira (yeahhhhhhhhhhhhhh) é dia de docinho aqui no blogue. Escolhi para vocês o bolo favorito do meu marido. Ele tem uma enorme adoração pelo Mil Folhas ou Napoleão (uns chamam de uma forma outros de outra). Assim me despeço das receitas desta semana.
Tenham um óptimo fim de semana e comam doces com moderação mas desfrutem-nos ao máximo.


Ingredientes:
- 1 placa de massa folhada rectângular (costumo usar do Lidl e adoro)

Para o creme pasteleiro:
- 250ml de leite
- 3 gemas
- 100gr de açúcar
- 1 colher de sopa de amido de milho
- casca de limão
- 1 pau de canela

Para a cobertura:
- 200gr de açúcar em pó
- sumo de 1 limão pequeno
- 25gr de chocolate negro


Preparação:
Desenrole a massa folhada e corte-a em três rectângulos iguais. Disponha a massa num tabuleiro forrado com papel vegetal. Por cima coloque outra folha de papel vegetal e um tabuleiro para fazer peso. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC até a massa folhada estar cozida e bem douradinha.

Entretanto faça o creme pasteleiro.
Leve ao lume o leite com a casca de limão e o pau de canela. Deixe ferver.
À parte bata as gemas, o açúcar e o amido de milho. Se for necessário para ajudar a dissolver, junte um pouco de leite frio.
Assim que o leite ferver misture-o às gemas, sempre a bater para não acabar com ovos mexidos. Leve novamente ao lume até engrossar. Reserve.

Quando a massa e o creme estiverem frios é só montar o mil folhas. Utilize um rectângulo de massa para a base, coloque creme, outro rectângulo de massa, mais creme e termine com o último rectângulo de massa folhada.

Prepare a cobertura. Numa tigela coloque o açúcar em pó e adicione o sumo de limão. Mexa bem até estar homogéneo e fluido, se precisar acrescente mais umas gotas de limão.
Enquanto prepara o glacé, derreta o chocolate e coloque-o num saco pasteleiro pequenino ou num cone feito com papel vegetal.
Espalhe o glacé por cima do mil folhas e faça linhas com o chocolate. Com a ajuda de um palito faça riscas transversais para fazer o desenho característico.
Bom apetite.



Apesar de eu adorar fazer compras (principalmente de artigos para a casa) muitas vezes opto por fazer online e evito assim idas a lojas. Um dos sites que visito inumeras vezes é a La Redoute onde encontro sempre artigos lindos, de qualidade e a excelente preço.

As imagens abaixo redireccionam para o site da La Redoute onde podem encontrar estes e muitos mais artigos a preços muito simpáticos.