Creme Brûlée

Quase sem dar por ela, mais um fim de semana chegou. Aproximamo-nos a passos largos do Natal e eu confesso que estou quase na linha de partida. Tenho a lista e o orçamento para as prendas actualizado, tenho algumas compotas e marmelada pronta na despensa e paramos aqui. Não tenho um único presente de Natal comprado. O mês de Novembro vai ser dedicado às prendas que tenho de comprar e umas coisas que quero preparar para os cabazes. Espero, também, colocar algumas ideias em ordem para partilhar com vocês. Vai ser um mês preenchido.
Entretanto estamos quase no Halloween e posso já dizer-vos que a próxima semana será dedicada em exclusivo à noite das bruxas. Com sugestões doces e salgadas para animar a noite mais assustadora do ano.
Bom fim de semana a todos. 


Ingredientes (para 2 ramekins):
- 200ml de natas
- 100ml de leite
- 3 gemas
- 40gr de açúcar baunilhado (ver aqui como preparo o meu)
- 40gr de açúcar branco normal (podem usar 80gr de açúcar branco e usam as sementes de uma vagem de baunilha, recomendo as vagens de baunilha de Madagáscar - Genuinum)


Preparação:
Leve um tachinho ao lume com as natas e o leite e deixe aquecer, quase até ferver. Se usar as sementes de baunilha em vez do açúcar baunilhado, junte-as às natas. 
Numa tigela coloque as gemas e o açúcar. Bata bem até ficar com uma mistura homogénea. Adicione a mistura de natas e leite, em fio batendo sempre.
Passe a mistura por um passador e coloque em ramekins. Depois disponha-os numa assadeira com água a ferver até metade da altura dos ramekins.
Leve ao forno que deve estar previamente aquecido a 140ºC durante uns 40 minutos ou até o creme brûlée ter a textura de um pudim.
Retire do forno de deixe arrefecer completamente. Coloque no frigorífico até à hora de servir.
Mesmo antes de se deliciar com esta sobremesa francesa, polvilhe com açúcar e queime com o maçarico.
Bom apetite.