Bolo de Laranja com calda da mesma

O fim de semana que passou foi, mais uma vez, de chuva. Sim, eu sei que estamos a caminho do inverno e não posso esperar outra coisa, mas eu não estou preparada para este tempo deprimente. A única coisa de bom que tem é o facto da vontade de ligar o forno ser maior. Adoro o cheiro a bolinho acabado de sair do forno e claro que, com o calor isso não acontece tantas vezes. 
Com a ideia do que queria fazer fui para a cozinha e em pouco tempo tinha o bolo no forno. E assim, num abrir e fechar de olhos, este delicioso bolo ficou pronto e com ele um delicioso perfume apoderou-se da minha cozinha. 


Ingredientes:
- 4 ovos
- 180gr de açúcar + 2 colheres de sopa
- 100gr de manteiga à temperatura ambiente 
- 1 laranja (raspa para o bolo e sumo para a calda)
- 200gr de farinha
- 1 colher de chá de fermento em pó
- amêndoas para a decoração 


Preparação:
Comece por ligar o forno nos 180ºC para estar à temperatura correcta. 
Separe os ovos, gemas para uma tigela e claras para outra. Às gemas adicione as 180gr de açúcar e bata até obter um creme fofo. De seguida junte a manteiga à temperatura ambiente e a raspa de laranja, bata bem. Às claras gosto de acrescentar uma pitada de sal e, só depois batê-las em castelo.
Peneire a farinha e o fermento e acrescente aos poucos à mistura das gemas, alternando com as claras em castelo. 
Unte uma forma com manteiga e polvilhe com farinha. Coloque a massa na forma e leve-a ao forno. O tempo de cozedura é diferente de forno para forno. Nos primeiros 15 minutos não abra o forno, depois veja se estiver a ganhar muita cor e não estiver cozido tape com papel de alumínio. Faça o teste do palito para se certificar que o bolo está pronto. 

Calda de laranja:
Leve ao lume um tachinho com o sumo de laranja e as duas colheres de açúcar. Deixe ferver um pouco até formar um xarope.
Regue o bolo com a calda e decore com amêndoa torrada.