quarta-feira, 22 de abril de 2020

English Muffins - Receita também em vídeo

Bem sei que não está fácil encontrar fermento nos supermercados mas, se vocês são daquelas sortudos que conseguem comprar, então esta receita é perfeita para fazerem estes dias. Eu adoro english muffins, gosto de os fazer e congelar alguns para comer quando me apetecer. São bem saborosos e especiais para, por exemplo, brindarem a vossa família no pequeno almoço de domingo.


Ingredientes:
- 350gr de farinha de trigo sem fermento
- 1 colher de sopa de açúcar
- 7gr de fermento para pão desidratado ou 15gr de fermento fresco
- 115gr de água morna
- 115gr de leite morno
- 1 colher de chá de sal
- azeite q.b. para cozinhar (ou manteiga)
- sêmola de milho q.b.

Preparação:


Na taça da batedeira coloquei a farinha, o açúcar, o fermento, a água e o leite. Misturei até começar a formar uma bola e adicionei o sal. Depois, voltei a ligar a batedeira e deixei amassar durante 5 minutos. Podem fazer a massa à mão, numa taça colocam os ingredientes, misturam com uma colher de pau, juntam o sal e amassam durante uns 10 minutos.

Passe a massa para uma taça limpa com um fio de azeite. Tape e deixe descansar até duplicar de tamanho.
Coloque a massa na bancada e divida em pedacinhos de 90gr. Molde umas bolinhas bem lisas.
Polvilhe a bancada com um pouco de sêmola de milho e disponha as bolinhas sobre a sêmola. Calque ligeiramente até ficar com uns discos com cerca de 1cm de altura.
Tape os discos de massa com um pano e deixe repousar 20 minutos.

Aqueça uma frigideira com um pouco de azeite ou manteiga. Entretanto aqueça o forno a 180ºC e tenha perto de si um tabuleiro forrado com papel vegetal.
Coloque os english muffins a cozinhar na frigideira em lume brando (mesmo brando). Quando estiverem a ficar dourados, vire-os e deixe cozinhar do outro lado. Retire os pães da frigideira e coloque no tabuleiro forrado com o papel vegetal. Repita até terminar os english muffins.

Quando estiverem todos cozinhados na frigideira, leve-os ao forno durante uns 8 minutos, o suficiente para ficarem bem cozinhados no interior. 
E estão prontos!
Eu gosto de os abrir e levar à torradeira para tostar um pouco. Depois sirvo com manteiga, compotas e geleia.
Bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário