terça-feira, 28 de abril de 2020

Como Fazer Pães Pita

É verdade que com esta quarentena andamos todos uns verdadeiros padeiros caseiros. E eu até já partilhei convosco uma receita especial para a quarentena, que não dá trabalho nenhum. Mas hoje lembrei-me de vos trazer uma receita de pão, um pouco mais trabalhosa, mas que vale muito a pena - falo-vos de pão pita. 
Eu adoro estes pães, são maravilhosos para rechear com vegetais e carne, fica maravilhoso. 
Espero que gostem.


Ingredientes:
- 500g de farinha de trigo sem fermento
- 1 colher de chá de sal fino
- 2 colheres de chá de açúcar refinado
- 20gr de fermento padeiro fresco
- 50ml de azeite
- 250ml de água morna

Preparação:
Numa taça coloquem a farinha, o açúcar e o sal de um lado. Dissolvam o fermento na água morna e adicionem à farinha, juntamente com o azeite. Envolvam bem.
Coloquem a massa na bancada polvilhada com farinha e amassem durante 5 minutos. A massa deve deixar de ficar pegajosa, se necessário polvilhe com um pouco de farinha. 
Coloquem a massa na taça, tapem com película aderente e deixem levedar até dobrar de volume, sem apanhar correntes de ar. 

Passado o tempo necessário para a massa dobrar de tamanho, coloquem-na novamente na bancada com um pouco de farinha. Dividam a massa em 10 pedaços iguais e agora chegou o momento de bolear a massa. Este vídeo ajudou bastante, vejam aqui como bolear a vossa massa.

Deixem descansar por 15 minutos. 
Estendam cada bolinha de massa em forma de disco. 
Coloquem os vossos pães num tabuleiro forrado com papel vegetal e levem ao forno pré-aquecido a 200ºC, durante 5 minutos +/-. 

Depois de cozidos é só abrir e rechearem como mais gostarem. 
Bom apetite.

1 comentário:

  1. Dantes fazia muitas vezes agora agora tenho pão fresco de borla nem me dou ao trabalho de fazer, faço apenas pães doces.
    O pão pita nunca fiz, já comprei para rechear, esses ficaram excelentes.

    ResponderEliminar