sexta-feira, 10 de abril de 2020

Como Fazer Bolachinhas Húngaras | Especial Páscoa 2020

Última receita do nosso especial Páscoa e decidi guardar esta para o fim porque é bem especial. Conhecem as bolachinhas húngaras, ou só húngaros? Eu acredito que sim, porque são super famosos no país todo! Bem, eu hoje vou ensinar-vos a receita tradicional e leve uma particularidade, a massa é feita com gemas cozidas! É verdade, mas não fujam porque são absolutamente maravilhosos. Espero que este especial tenha sido do vosso agrado e que tenha conseguido inspirar-vos para terem uma Páscoa bem docinha.


Ingredientes:
- 6 gemas de ovos cozidas
- 170gr de manteiga sem sal, amolecida
- 100gr de açúcar em pó
- 250gr de farinha de trigo sem fermento
- 40gr de amido de milho (farinha Maizena)
- gema de ovo para pincelar
- 200gr de chocolate com 50% de cacau 
- 1 colher de chá de óleo de coco (opcional)
- compota a gosto, se quiser fazer recheadas (também opcional)

Preparação:


Comece por cozer as gemas. Eu prefiro cozer os ovos inteiros durante 12 minutos, depois descascar e retirar as gemas para a receita. As claras podem comer em salada, por exemplo.
Coloque as gemas numa taça e junte a manteiga. Com a varinha mágica, triture até virar uma mistura bem cremosa.
Acrescente o açúcar em pó e envolva com uma espátula ou colher de pau.
Para finalizar, junte a farinha de trigo e o amido de milho e envolva até obter uma massa bem lisinha. Pode terminar de amassar à mão, na bancada.
Forme um disco com a massa que deverá envolver em película aderente e levar ao frio, durante 30 minutos para descansar.
Estique a massa na bancada, polvilhada com farinha, até ter 4mm de espessura (mais ou menos) e corte a gosto. Eu fiz algumas recheadas e, para esse efeito, cortei em redondo e às "tampas" cortei o meio com um cortador mais pequenino. 
Coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno pré-aquecido a 190ºC durante 8 minutos (porque eu gosto delas molinhas, se preferir mais crocantes, deixe mais dois minutos).
Derreta o chocolate com o óleo de coco. O óleo é opcional, apenas ajuda a tornar o chocolate mais fluido e mais fácil de cobrir.
Com as bolachas frias, mergulhe-as no chocolate e coloque a secar sobre papel vegetal.
Depois é só servir!
Se fizer recheadas, deve colocar uma colherada de massa numa bolacha e colar outra. Depois pode também cobrir com o chocolate derretido.
Bom apetite.


Sem comentários:

Enviar um comentário