Casadinhos de Chocolate - Especial Páscoa 2020


Na minha zona, tanto nas festas e romarias como na Páscoa, encontra-se à venda uns doces muito típicos. Para além do Doce Branco (e amarelo) temos à disposição uma série de "casadinhos". Trata-se de uma massa tipo pão de ló, cortada em círculos, que se unem dois a dois com marmelada e no final termina-se com várias coberturas diferentes (chocolate negro, chocolate branco, amendoim, coco ralado, etc).
Quase todos os anos preparo este docinho até porque, em minha casa toda a gente gosta. Desta vez decidi gravar para vos mostrar como é simples (e muito delicioso).


Ingredientes:
- 180gr de açúcar
- 150gr de farinha de trigo
- 5 ovos
- uma pitadinha de sal

Para o recheio e cobertura:
- marmelada q.b.
- coco ralado q.b.
- 400gr chocolate com 50% de cacau

Preparação:


Na taça da batedeira coloque o açúcar, uma pitadinha de sal e os ovos, bata bem. Eu deixo bater uns 10 minutos para a mistura ficar bem arejada. Entretanto, peneire a farinha e envolva no preparado anterior.
Coloque a massa num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC. Pela minha experiência a massa coze bem rápido, é baixinha e por isso leva entre 10 a 15 minutos a ficar cozida. Esteja atenta.
Retire do forno e deixe arrefecer completamente.

Depois da massa fria e com a ajuda de um cortador redondo, corte todos os círculos de massa de forma a ficarem do mesmo tamanho (usei um cortador com 6cm de diâmetro).
Una, um a um, com um pouco de marmelada e reserve.

Derreta em banho maria, chocolate com 50% de cacau. Passe os casadinhos pelo chocolate, com a ajuda de dois garfos e coloque-os a secar em papel vegetal. Enquanto o chocolate não solidificar, pode polvilha-los com um pouco de amêndoa palitada ou coco ralado. 
Espero que gostem.
Bom apetite.

1 comentário:

  1. Há anos que não como, mas confesso que nunca me deu para fazer.
    Esses ficaram perfeitos.

    ResponderEliminar