quinta-feira, 11 de abril de 2019

Legumes à Brás com Batata Doce e Brócolos

Todas as semanas procuro fazer duas refeições vegetarianas. Faço-as em dias alternados (mas podem optar por um dia sem carne nem peixe) e, normalmente, uma delas é sempre à sexta feira. Gosto de abrir o frigorífico e ver o que me sobra de vegetais de forma a preparar o almoço ou jantar e ainda limpar o frigorífico. Desta forma tenho sempre a certeza que nada se estraga e no sábado já é dia de comprar tudo fresquinho novamente. 
Assim, na sexta feira passada, saiu um brás de vegetais, com batata doce e brócolos, que ficou uma delícia. Convido-vos a experimentar!


Ingredientes:
- 2 batatas doces médias (usei de polpa branca, mas podem usar a que preferirem)
- 1 cebola
- 1 alho francês
- brócolos a gosto
- 1 cenoura
- 1 folha de louro
- 4 ovos
- 2 dentes de alho
- sal e pimenta q.b.
- azeite q.b.
- salsa picada q.b.
- azeitonas às rodelas a gosto


Preparação:
Descasque as batatas doce e corte-as em palitos finos. Existem mandolinas que cortam as batatas assim, mas eu uso o meu processador com o disco de cortar juliana maior (tem dois tamanhos).
Costumo apertar a batata para tirar o máximo de água e depois disso coloque numa taça. Regue com um fio de azeite e tempere com um pouco de sal.

Disponha depois as batatas num tabuleiro forrado com papel vegetal, numa camada só e leve ao forno previamente aquecido a 200ºC, até as batatas estarem cozinhadas e a começarem a dourar. Normalmente a meio da cozedura convém abrir o forno e mexer bem.

Entretanto descasque a cebolas, a cenoura e os dentes de alho. Rale a cenoura, ou pode cortar em juliana como a batata doce, corte a cebola às rodelas finas,arranje o alho francês e corte-o também fininho, pique os alhos, lave os brócolos e separe em floretes. Leve ao lume um tacho juntamente com um pouco de azeite, a cebola e a folha de louro, deixando refogar até começar a ficar macia. Nessa altura acrescente o alho francês, os dentes de alho picadinhos, a cenoura e os brócolos. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar bem.
Assim que os legumes estiverem macios e as batatas prontas, envolva-as no tacho.

À parte bata depois os ovos e tempere com uma pitada de pimenta. Verta-os sobre a mistura anterior. Vá envolvendo cuidadosamente e em lume brando para os ovos não ficarem demasiado secos.
Sirva o brás, polvilhado com salsa picada e azeitonas às rodelas.
Bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário