terça-feira, 2 de abril de 2019

Salada de Massa, Rúcula e Frango com Leite de Coco

Vocês sabem, até porque eu já envelheci a falar disso, que cá em casa nada se estraga, certo? Todas as sobras se guardam e, se eu souber que não as vou usar, congelo. Tenho uma caixa no congelador para as pequenas sobras de carne e outra para as sobras de peixe. Quando estão cheias faço bolinho de peixe, croquetes de carne, empadas, ou outras coisas que me lembre. Fica sempre óptimo, "ganhamos" novas refeições ou entradas para jantares de grupo e nada se estraga. 
Mas outras vezes essas sobras não vão parar ao congelador e são o mote para o almoço do dia seguinte. Foi o caso de um pedaço de frango assado que desfiei e guardei no frigorífico, pois tinha em mente a receita que queria experimentar. Não é da minha autoria, mas sim da querida Joana Roque, que já partilhou há uns tempo no seu blogue mas ficou-me debaixo de olho. Fica uma delícia e ninguém diria que nasceu de um aproveitamento.


Ingredientes:
- 200gr de sobras de frango assado desfiado
- 1 alho francês pequeno
- 1 folha de louro
- sal e pimenta q.b.
- azeite q.b.
- 100ml de leite de coco (usei caseiro mas pode usar de lata)
- 200gr de massa penne 
- 2 mãos cheias de rúcula 
- 6 tomates cereja
- queijo cheddar ralado q.b. 

Preparação:
Comece por cozer a massa em água a ferver, temperada com sal. Verifique na embalagem o tempo ideal de cozedura para não ficar com a massa demasiado cozinhada.
Entretanto lave o alho francês e corte-o em fatias finas. Leve ao lume uma frigideira com um fio de azeite, deixe aquecer um pouco de junte o alho francês e a folha de louro. Cozinhe até amolecer e acrescente o frango desfiado, envolva bem, regue com o leite de coco e tempere com sal e pimenta (cuidado com o sal pois o frango já está temperado).

Assim que a massa estiver cozida escorra-a, acrescente o frango com o alho francês, a rúcula, os tomatinhos cereja cortados ao meio e envolva bem. 
Sirva com mais algumas folhas de rúcula por cima e polvilhado com o queijo ralado.
Bom apetite. 


Sem comentários:

Enviar um comentário