terça-feira, 30 de abril de 2019

IMPORTÂNCIA DA ORGANIZAÇÃO DO MENU DA SEMANA


O mês está quase quase a terminar e eu já ando a organizar a lista de compras. Com este passo lembrei-me de vos voltar a falar na importância do menu da semana.
Eu tento organizar sempre o menu de uma semana para a outra, mas a verdade é que a minha organização começa um pouco antes.

Ora, neste momento eu tenho uma pequena lista com algumas receitas que quero experimentar e também os nossos favorito que quero fazer ao longo do mês de Março. Entretanto irei fazer o inventário do congelador e da despensa e no primeiro dia do mês vou fazer as "compras maiores". Ao fazer essas compras incluo já algumas coisas que preciso para as receitas que quero experimentar e claro, compro para repor os stocks. Depois, em cada sexta feira faço o meu menu da semana seguinte e vejo o que preciso comprar no sábado (normal é frescos como fruta, legumes, iogurtes, alguma carne e peixe, e um ou outro artigo que me faça falta).

Por isso, para começarem a se organizar com os menus, há alguns pontos que eu considero importantes. Vamos então espreitar a lista:

– Saber sempre o que tem em casa (daí fazer os inventários) e elaborar os menus com base nisso.

– Orientar algumas refeições que pode ter no frigorífico durante 3 dias ou congelar, desta forma facilita a sua vida naqueles dias mais atarefados em que a última coisa que quer é ir para a cozinha.

Pode ver estes vídeos onde explico como oriento as nossas refeições cá de casa:



– Aproveitar para fazer refeições de sobras. Sempre! Não há nada cá em casa que vá para o lixo, aproveita-se sempre tudo. Se vir que as sobras são poucas, congelo e logo surgirá a oportunidade de usar. Isto, para além de ajudar na organização, ajuda também a poupar a sua carteira.

E claro, têm sempre as minhas sugestões de ementas semanais para vos ajudar nesta organização :) Gostavam que voltasse a partilhar com vocês sugestões de ementas semanais? Digam-me se sim (ou não) nos comentários.

Sem comentários:

Enviar um comentário