quinta-feira, 4 de abril de 2019

Pernil Assado Lentamente

Parece que a primavera nos voltou a abandonar, dando lugar a dias frios e chuvosos. Hoje, então, está do pior. Sendo assim, nada como voltarmos às comidinhas de inverno, e um assado bem lento é tudo o que se quer. 
Num destes dias lembrei-me de assar um pernil lentamente. Tinha comprado em promoção e estava na altura de o cozinhar. Descongelei-o durante a noite, para depois o temperar e deixar marinar 24 horas. Com quase 3 horas de forno, ficou um jantar absolutamente delicioso. É verdade que não é um prato pratico para o dia-a-dia, mas é perfeito para servirem à família no almoço de Domingo.


Ingredientes:
- sal e pimenta q.b.
- 1 raminho de alecrim
- 1 folha de louro
- 4 dentes de alho
- vinho branco q.b.
- 1 pernil com +/- 1,2kg


Preparação:
No dia anterior tempere o pernil. 
Comece por, com uma faca bem afiada, dar-lhe uns golpes na pele.
Coloque-o depois numa taça ou caixa com tampa.
Tempere com sal e pimenta. Acrescente a folha de louro, o alecrim e os alhos picados.
Regue com o vinho branco até cobrir o pernil. Tape com a tampa ou com película aderente e coloque no frigorífico durante pelo menos 12h (o meu ficou quase 24h).

Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Retire o pernil da marinada e limpe a pele com papel vegetal. Se a pele for para o forno num molhada não irá ficar crocante.
Cozinhe-o a 200ºC durante 1 horas. 
Passado esse tempo baixe a temperatura do forno para os 150ºC e deixe cozinhar até a carne se soltar do osso (cerca de 2 horas).

Sirva acompanhado por uma salada e umas batatinhas salteadas.
Bom apetite.





Sem comentários:

Enviar um comentário