Vamos Preparar o Natal 2016 V - Árvore de Natal de Chocolate e Frutos Secos

O ano passado para o Natal preparei um bolo muito simples, feito com massa folhada, creme de chocolate e frutos secos. Já tinha apresentado uma ideia semelhante aqui no blogue mas com outro formato (a Coroa De Nutella, Laranja E Avelãs). Desta vez resolvi dar-lhe o formato de uma árvore de Natal, um bocadinho tosca eu sei, mas foi feita um pouco à pressa e minutos antes da ceia. Como ainda a servimos morna, posso dizer-vos que estava uma delícia e foi um sucesso. É daquelas combinações que tem tudo para dar certo, massa folhada crocante, creme de chocolate e os frutos secos. Mas é muito fácil de fazer e tenho a certeza que vão adorar.


Ingredientes:
- 2 placas de massa folhada rectangular (uso sempre do Lidl)
- nutella q.b. (ou outro creme de chocolate e avelãs)
- frutos secos (avelãs, amêndoa palitada e nozes)
- 1 gema 


Preparação:
Com a faca pique grosseiramente os frutos secos. Coloque-os num tabuleiro e leve ao forno a 180ºC para torrar ligeiramente. Tenho cuidado para não os deixar queimar, vá mexendo os frutos para torrarem de forma homogénea. Quando estiverem prontos retire do forno e reserve.

Desenrole as duas placas de massa folhada e corte ambas com o formato da árvore de Natal. Aproveite os excedentes de massa para cortar uma estrela e guarde-a para o fim.
Espalhe a Nutella por cima de uma das placas de massa folhada. Por cima espalhe os frutos secos torrados e cubra com a outra placa de massa.
O melhor será colocar a árvore num tabuleiro forrado com papel vegetal e trabalhar a partir dele. 
Corte os "ramos" da árvore para os torcer e mas deixe ficar o "tronco". Torça cada ramo duas vezes e todos para o mesmo lado. Pincele a sua árvore de Natal com a gema de ovo e cole a estrela no topo. 
Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC até estar douradinha.

Imagem retirada da internet
Nota: Na altura nem me lembrei de fotografar o passo a passo, mas consegui encontrar uma imagem que ilustra na perfeição. Qualquer dúvida deixem nos comentários ou enviem email, estou à vossa disposição.