Vamos Preparar o Natal 2016 VII - Tronco Raffaello

Continuamos a contagem decrescente para o Natal e tal como vos prometi, todas as sugestões são a pensar nesta festa mágica (sim para mim o Natal é mágico). 
Entre prendas de comer e sugestões de sobremesas para a vossa consoada o rol já vai grande, mas nem por isso paramos. Hoje trago-vos uma sugestão diferente para o vosso tronco de Natal. Inspirei-me naqueles chocolates Raffaello de coco, chocolate branco e avelãs e criei esta receita diferente mas igualmente deliciosa para o nosso Natal.


Ingredientes:
Para o bolo:
- 5 ovos
- 150gr de açúcar
- 125gr de farinha de trigo
- 1 colher de chá de fermento em pó


Para o recheio e cobertura:
- 200gr de chocolate branco
- 300ml de natas bem frias
- 100gr de coco ralado
- 100ml de leite de coco
- avelãs torradas q.b.


Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Numa taça coloque os ovos, a pitada do sal e o açúcar. Bata tudo com a batedeira durante uns 10minutos. Até estar um creme clarinho e bastante leve. 
Peneire a farinha e o fermento, adicione à mistura dos ovos mas sem bater. Com movimentos muito suaves, para envolver bem mas não perder o ar.
Coloque a massa num tabuleiro rectangular untado e forrado com papel vegetal e leve ao forno durante uns 10 minutos. 

Prepare o recheio:
Aqueça o leite de coco mas não deixe ferver. Adicione o chocolate branco partido em pequenos pedaços e mexa até o chocolate derreter e estar homogéneo. Reserve e deixe arrefecer.
Entretanto bata as natas com umas gotas de sumo de limão. Adicione o coco ralado e a mistura de chocolate branco e envolva bem. Eu não coloquei açúcar porque achei que o doce do chocolate era suficiente, aconselho a provar e se achar que precisa, adicione um pouco de açúcar em pó. 

Como o recheio é sensível à temperatura, se rechear-mos a torta quente, o recheio irá ficar líquido. Então o que eu fiz foi, quando a massa da torta ficou cozida desenformei para cima de um pano polvilhado com açúcar e enrolei assim, sem o recheio. Aguardei que arrefece-se e só depois disso é que a desenrolei, coloquei o recheio, polvilhei com as avelãs grosseiramente picadas e voltei a enrolar.
No final é só cobrir com o restante creme e decorar a gosto.
Bom apetite.