sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Vamos Preparar o Natal 2016 III - Pão de Ló

Continuamos as sugestões para um Natal ainda mais delicioso. Termino esta semana com um bolo tradicional, fácil de fazer, delicioso e que sempre, mas sempre faz parte na nossa consoada (e não só). 
Muitas pessoas perguntam-me como fazer um pão de ló fofo e delicioso. Podem acreditar que esta receita é assim. Se seguirem todos os passos, o resultado é um sucesso e vão querer repeti-lo várias vezes.
Foi complicado chegar a uma receita que nos satisfizesse mas já o consegui há alguns anos e nunca mais alterei. É uma receita que partilho quase todos os anos e sempre, mas sempre igual. Continuo a partilhar porque todos os anos, por esta altura, recebo emails de leitores que me pedem uma receita de pão de ló testada e aprovada. Vai daí, decidi continuar a publicar a receita apesar de já existir no blogue. Não quero que vos falte nada para o perfeito Natal.
Vamos de fim de semana mas segunda feira volto com mais sugestões.


Ingredientes:
- 7 ovos inteiros
- 5 gemas
- 200gr de açúcar
- 200gr de farinha de trigo
- 1 colher de chá de fermento

Preparação:
Coloque numa tigela os ovos, as gemas e o açúcar. Bata com a batedeira durante 25 minutos. Acreditem que faz diferença bater tanto tempo. No final dos 25 minutos temos um creme muito leve e fofo e isso é fundamental para o sucesso do pão de ló.

Peneire a farinha com o fermento e envolva aos poucos e de forma muito delicada ao preparado dos ovos.

Forre uma forma com papel para pão de ló, ou papel vegetal (se não tiver unte-a com manteiga e polvilhe de farinha). Coloque a massa na forma e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 35/40 minutos. Se tiver uma forma tradicional de barro talvez leve mais tempo pois a forma é mais grossa. Se não tiver esta forma, tape o pão de ló com papel de alumínio e deixe cozer. Verifique o ponto de cozedura e retire o papel para ganhar cor.

3 comentários:

  1. Gosto muito de pão de ló mas tenho que confessar que prefiro do molhadinho! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  2. Eu só costumo fazer o húmido, mas tenho de experimentar a tua receita :)

    ResponderEliminar